A iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Sintra aconteceu na pista do campo do Real Sport Clube, em Massamá, e contou com a participação de 19 equipas.
O projeto VS-Solar Challenge pretende sensibilizar os participantes para a riqueza da energia solar, oferecendo-lhes a possibilidade de conhecerem instrumentos e técnicas que permitem atuar de forma crítica e pró-ativa no domínio deste tema, de modo a promover comportamentos e hábitos mais sustentáveis.
Segundo Raul Lana Miguel, docente responsável pela coordenação do projeto, este tipo de iniciativas é muito importante porque oferece “a possibilidade de replicar situações da vida profissional dos futuros diplomados, ainda em contexto académico, e permite a divulgação de tecnologias sustentáveis junto dos estudantes de ciência e tecnologia e do público em geral”.
Esta prova foi constituída por cinco modalidades: a categoria livre, sem restrições, e a fórmula A, com quatro categorias, em função da tensão de funcionamento do veículo (60, 48, 36 e 24 volts). A equipa da UAlg concorreu na categoria da fórmula A, com 36 volts.
Sobre os resultados alcançados, Raul Lana Miguel referiu que foram “além das expetativas”, explicando: “foi a nossa primeira participação num evento que já vai na sexta edição e tivemos um prazo muito apertado para concretizar e testar o nosso projeto”.
No âmbito da unidade curricular de projeto, os alunos do 3.º ano Diogo Sequeira, Diogo Gonçalves, João Garcia, Gonçalo Ribeiro, Pedro Pinto de Andrade, Joel Duarte e Guilherme Cardoso integraram a equipa da UAlg.
PR/HN/Rita Antunes
0 Comments