Sindicato alerta para constrangimentos gerados por aposentação da diretora do INEM Centro

3 de Julho 2021

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar alertou hoje para o risco de constrangimentos no acionamento de meios em caso de acidente grave na zona Centro do país, por não ter sido nomeado substituto para a diretora regional, aposentada quinta-feira.

Rui Lázaro, presidente do sindicato, disse à Lusa que a diretora da delegação regional do Centro do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), Regina Pimentel, comunicou na quarta-feira aos trabalhadores ter recebido nesse dia a informação da Caixa Geral de Aposentações de que passaria à condição de aposentada a partir de quinta-feira, enviando uma mensagem de despedida.

Segundo Rui Lázaro, não foi dada qualquer informação sobre a nomeação, pelo Conselho Diretivo do INEM, de qualquer substituto, “nem sequer temporário”, o que, afirmou, coloca em causa não apenas procedimentos burocráticos que são da exclusiva responsabilidade da diretora, mas, sobretudo, pode gerar “constrangimentos operacionais”.

Salientando ser “exclusiva competência da diretora a ativação de meios de exceção” em caso de catástrofe ou situação multivítmas, Rui Lázaro disse não acreditar “que ficasse a resposta por dar”, mas que, certamente, existiram “alguns constrangimentos, porque os trabalhadores nem sequer sabem para quem ligar para pedir essa autorização, caso seja necessária”.

Além dessa situação, o sindicato alerta para as autorizações administrativas que dependem exclusivamente da diretora, não podendo ser delegadas, como o processamento de pagamentos, de trabalho suplementar ou de horários.

Para Rui Lázaro, no mínimo, o Conselho Diretivo deveria ter nomeado alguém para exercer as funções de Regina Pimentel, “nem que seja temporariamente”, como aconteceu nos períodos de férias da diretora.

A Lusa contactou o INEM, mas não obteve resposta até ao momento.

HN/NR/LUSA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Confiança: o pilar da gestão de crises na Noruega

A confiança foi essencial na gestão da pandemia pela Noruega, segundo o professor Øyvind Ihlen. Estratégias como transparência, comunicação bidirecional e apelo à responsabilidade coletiva podem ser aplicadas em crises futuras, mas enfrentam desafios como polarização política e ceticismo.

Cortes de Ajuda Externa Aumentam Risco de Surto de Mpox em África

O corte drástico na ajuda externa ameaça provocar um surto massivo de mpox em África e além-fronteiras. Com sistemas de testagem fragilizados, menos de 25% dos casos suspeitos são confirmados, expondo milhões ao risco enquanto especialistas alertam para a necessidade urgente de políticas nacionais robustas.

Audição e Visão Saudáveis: Chave para o Envelhecimento Cognitivo

Um estudo da Universidade de Örebro revela que boa audição e visão podem melhorar as funções cognitivas em idosos, promovendo independência e qualidade de vida. Intervenções como aparelhos auditivos e cirurgias oculares podem retardar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.

Défice de Vitamina K Ligado a Declínio Cognitivo

Um estudo da Universidade Tufts revela que a deficiência de vitamina K pode intensificar a inflamação cerebral e reduzir a neurogénese no hipocampo, contribuindo para o declínio cognitivo com o envelhecimento. A investigação reforça a importância de uma dieta rica em vegetais verdes.

Regresso de cirurgiões garante estabilidade no hospital Fernando Fonseca

O Serviço de Cirurgia Geral do Hospital Fernando Fonseca entra num novo ciclo de estabilidade com o regresso de quatro cirurgiões experientes, incluindo o antigo diretor. A medida, apoiada pelo Ministério da Saúde, visa responder às necessidades de 600 mil utentes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights