Idanha-a-Nova já apoiou 80 operações às cataratas

6 de Julho 2021

Mais de 80 pessoas do concelho de Idanha-a-Nova já foram operadas gratuitamente às cataratas, no âmbito de uma parceria entre o município local e a Fundação Álvaro Carvalho.

Em comunicado hoje enviado à agência Lusa, esta autarquia do distrito de Castelo Branco, que é liderada por Armindo Jacinto, salienta que, no início do mês, um novo grupo de 13 munícipes beneficiaram deste procedimento.

“As cirurgias às cataratas visam aumentar a qualidade de vida das pessoas, em particular dos mais idosos, que, através desta intervenção, melhoram a visão e podem ter uma vida mais autónoma, mais ativa e mais feliz”, aponta a informação.

A nota especifica ainda que os encargos deste projeto são comparticipados em 50% pela Câmara de Idanha-a-Nova e que os restantes 50% são financiados pela Fundação Álvaro Carvalho, não tendo os beneficiários quaisquer custos com a cirurgia ou com as consultas pré e pós-operatórias.

Os critérios de seleção de utentes contam com a articulação entre o Centro de Saúde de Idanha-a-Nova, a Fundação Álvaro Carvalho e a Clínica Oftalmológica da Beira Interior na avaliação clínica das pessoas, tendo também em consideração os casos de justificado apoio social.

A autarquia também salienta que os utentes se têm mostrado “muito reconhecidos por verem resolvidos défices visuais elevados”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Como a Alimentação na Páscoa Pode Afetar a Fertilidade

A Páscoa chega e, com ela, a tentação dos doces, folares e pratos tradicionais. Mas o que poucos sabem é que os excessos alimentares desta época podem afetar a fertilidade tanto de mulheres como de homens. “A alimentação tem um papel fundamental na saúde reprodutiva.

3.º Seminário sobre Linfomas da APCL: Do Diagnóstico à Retoma da Vida

A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) promove, no próximo dia 12 de abril, a 3.ª edição do Seminário sobre Linfomas, no Auditório do metro de Lisboa (Linha Azul – Estação de metro do Alto dos Moinhos). Este evento, direcionado a doentes, cuidadores e profissionais de saúde, oferece uma oportunidade única para partilhar informação atualizada e apoio a todos os que vivem com linfoma.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights