Solutions Day Summit: Vencedor do primeiro hackathon na área da asma grave será anunciado hoje

7 de Julho 2021

O evento Solutions Day Summit, esta quarta-feira, a partir das 17h30, dará a conhecer seis projetos desenvolvidos no âmbito do Asthma Hack Innovation e a equipa vencedora.

A equipa vencedora receberá um prémio no valor de 5.000€ e será integrada num programa de aceleração de ideias orientado pela NOVA IMS, que dará apoio na concretização da solução.

O júri é constituído por Carlos Robalo Cordeiro, vice-presidente da European Respiratory Society, Helena Canhão, coordenadora do Comprehensive Health Research Center, Madalena Beirão, empreendedora, e Patrícia Calado, vogal da direção da AICIB – Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica.

O evento reunirá também representantes da comunidade de asma grave em Portugal para debater as necessidades de inovação nesta área. A sessão de abertura contará com Miguel Castro Neto, subdiretor da NOVA IMS, Francisco Rocha Gonçalves, Head of Market Access & Public Affairs da Sanofi Portugal, e a representação do Ministério da Saúde (tbc).

“O Asthma Hack Innovation deu-nos a oportunidade de fazer mais pelas pessoas com asma grave ao procurar soluções inovadoras que possam melhorar a sua condição no dia a dia. Mas, tão importante como identificar soluções é gerar condições e apoio académico para as acelerar e tornar em realidade em benefício dos doentes. O nosso agradecimento às diversas equipas multidisciplinares que através de uma metodologia inovadora contribuíram com propostas e ideias para melhorar a vida de quem sofre com Asma Grave em Portugal, um problema que afeta entre 10 e 20 mil portugueses e que pode ser altamente incapacitante”, disse Francisco del Val, diretor-geral da Sanofi, citado em comunicado.

Para Guilherme Victorino, diretor do Innovation & Analytics Lab da Nova IMS, também citado em comunicado, este “foi um evento de referência e que revelou a enorme capacidade de inovação na comunidade académica e científica e também das Associações de Doentes. Iremos a partir de agora acompanhar a equipa vencedora através de um programa de aceleração de ideias com a duração de 3 meses, de forma a apoiar estes empreendedores na concretização do projeto, sempre com o objetivo que a inovação chegue aos doentes com Asma Grave”.

O Asthma Hack Innovation realizou-se através da metodologia de geração de inovação hackathon, tendo como objetivo a procura de soluções diferenciadoras para transformar o panorama da asma grave em Portugal. A iniciativa é promovida pela NOVA Information Management School (NOVA IMS) e pela Sanofi Genzyme, em parceria com a Associação Portuguesa dos Asmáticos (APA), a Associação Portuguesa de Pessoas com DPOC e outras Doenças Respiratórias Crónicas (RESPIRA), o Grupo de Estudos de Doenças Respiratórias da APMGF (GRESP), a Rede de Especialistas em Asma Grave (REAG), a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) e a Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP).

Pode assistir ao Solutions Day Summit aqui.

PR/HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Carina de Sousa Raposo: “Tratar a dor é investir em dignidade humana, produtividade e economia social”

No Dia Nacional de Luta contra a Dor, a Health News conversou em exclusivo com Carina de Sousa Raposo, do Comité Executivo da SIP PT. Com 37% da população adulta a viver com dor crónica, o balanço do seu reconhecimento em Portugal é ambíguo: fomos pioneiros, mas a resposta atual permanece fragmentada. A campanha “Juntos pela Mudança” exige um Plano Nacional com metas, financiamento e uma visão interministerial. O principal obstáculo? A invisibilidade institucional da dor. Tratá-la é investir em dignidade humana, produtividade e economia social

Genéricos Facilitam Acesso e Economizam 62 Milhões ao SNS em 2025

A utilização de medicamentos genéricos orais para o tratamento da diabetes permitiu uma poupança de 1,4 mil milhões de euros ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) nos últimos 15 anos. Só em 2025, a poupança ultrapassou os 62 milhões de euros, segundo dados divulgados pela Associação Portuguesa de Medicamentos pela Equidade em Saúde (Equalmed) no Dia Mundial da Diabetes.

APDP denuncia falhas na aplicação do direito ao esquecimento para pessoas com diabetes

No Dia Mundial da Diabetes, a Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal alerta que a Lei do Direito ao Esquecimento não está a ser cumprida na prática. A associação recebe queixas de discriminação no acesso a seguros e crédito, defendendo que a condição clínica não pode ser um obstáculo à realização pessoal e profissional. A regulamentação da lei está em fase de auscultação pública, mas persiste o receio de que não garanta plena equidade.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights