Sindicato de Professores da Madeira pede apoio psicológico para os docentes

13 de Julho 2021

O Sindicato de Professores da Madeira (SPM) propôs esta terça-feira “apoio psicológico para os docentes e uma bolsa de substituições”, na reunião que manteve com o secretário regional da Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, anunciou fonte sindical.

“Nós sugerimos que fosse criado um apoio específico para os professores e os educadores, um apoio psicológico”, referiu o presidente do SPM, Francisco Oliveira, no final da reunião, que teve como pontos principais o balanço do ano letivo 2020/2021 e a projeção do próximo ano letivo.

O presidente do SPM apontou “o desgaste, que se acentuou muito com a pandemia, e o envelhecimento” como as causas desta proposta, que disse ter sido do agrado do secretário regional da Educação.

Segundo o sindicalista, o governante “já se tinha apercebido deste agravamento e da necessidade de dar uma resposta concreta ao problema”.

Destacando a dificuldade em substituir professores ao longo do ano, problema provocado pela pandemia, Francisco Oliveira lembrou que houve períodos em que não houve professores em determinadas turmas.

Para resolver a questão das substituições, o SPM sugeriu a criação de uma bolsa de professores contratados.

“É evidente que há aqui um problema legal, mas que pode ser contornado, pode ser visto o enquadramento que é possível e, se isso acontecer, nós estamos convencidos de que muitos dos problemas com que nos defrontamos no dia a dia na substituição de professores será resolvido”, defendeu o dirigente do SPM.

Francisco Oliveira chamou ainda a atenção do secretário da Educação, Jorge Carvalho, para o problema que os professores contratados enfrentam com a contagem do tempo de serviço.

Os que forem colocados até ao primeiro dia de aulas, previsto para 17 de setembro, todo o ano letivo vai “contar para efeitos de carreira, os que forem colocados a partir do dia seguinte, só lhes conta o dia”, explicou.

“Se não forem colocados até dia 17 e forem colocados dia 18, este ano já não lhes conta e, no ano a seguir, começam a contar do zero”, acrescentou, precisando que, dessa forma, os professores não têm “os cinco anos consecutivos” e dá-se uma “quebra de vínculo”.

Na questão das baixas médicas, a perceção do sindicato e da Secretaria da Educação é a mesma: “aumentaram e vão continuar a aumentar”, frisou o dirigente do SPM.

Referindo-se aos problemas que surgiram no dia a dia, nomeadamente, nos casos positivos à Covid-19 e na vacinação, o sindicalista disse que foram merecedores de uma resposta imediata por parte da Secretaria Regional da Educação.

Em jeito de balanço à atação do Governo Regional, Francisco Oliveira disse que o aspeto negativo foi a “falta de tempo” para dar resposta às reivindicações que já tinham sido apresentadas, enfatizando que “não houve qualquer desenvolvimento” e que continuam no ponto em estavam antes da pandemia.

Na reunião, ficou previsto para outubro a retoma da discussão sobre “os problemas que a profissão tem neste momento”, referiu.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Estudo revela impacto das diferenças de género na doença de Parkinson

Um estudo recente evidencia que as mulheres com Parkinson enfrentam subdiagnóstico e dificuldades no acesso a cuidados especializados. Diferenças hormonais, estigma e expectativas de género agravam a progressão da doença e comprometem a qualidade de vida destas pacientes.

ESEnfC acolhe estudantes europeus em programa inovador de decisão clínica

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) recebeu 40 estudantes e oito docentes de Espanha, Finlândia, Itália e Portugal para um programa intensivo sobre competências clínicas e tomada de decisão. O evento combinou atividades online e presenciais, promovendo inovação pedagógica

VéloPsiq: bicicletas no combate ao sedentarismo psiquiátrico

O Hospital de Cascais lançou o Projeto VéloPsiq, uma iniciativa pioneira que utiliza bicicletas ao ar livre para melhorar a saúde física e mental de pacientes psiquiátricos. Com apoio da Câmara Municipal e da Cascais Próxima, o projeto promove reabilitação cardiovascular e bem-estar.

Johnson & Johnson lança série de videocasts sobre cancro da próstata

A Johnson & Johnson Innovative Medicine Portugal lançou a série “Check Up dos Factos – À Conversa Sobre Cancro da Próstata”, um conjunto de quatro vídeocasts que reúne oncologistas e urologistas para discutir temas-chave como NHTs, terapias combinadas e estudos de vida real no CPmHS.

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights