Banhos interditados em três zonas balneares no Pico e em São Jorge

13 de Agosto 2021

As zonas balneares da Madalena e Areia Funda, no Pico, e dos Portinhos da Fajã Grande, em São Jorge, estão interditadas a banhos devido à presença de concentrações elevadas da bactéria E.Coli, adiantaram hoje as autarquias.

Com isto, são pelo menos cinco as praias dos Açores atualmente interditadas devido à presença daquela bactéria, também detetada na ilha de São Miguel, no concelho de Ribeira Grande, nas praias de Santa Bárbara e Monte Verde, levando à proibição de banhos decretada na quinta-feira.

Segundo informa a Câmara Municipal da Madalena, em nota de imprensa enviada hoje, a zona balnear da Madalena e o Porto da Areia Funda foram interditadas “por determinação da Delegação de Saúde Concelhia”, depois de terem sido detetados “um elevado valor de coliformes fecais”.

A bactéria E.Coli foi detetada nos resultados das análises quinzenais feitas às águas naquele concelho.

“De momento, não existe explicação para a origem deste fenómeno, aparentemente enquadrado numa ocorrência regional, sendo conhecido o resultado da contra-análise na próxima segunda-feira, dia 16, momento em que será reavaliada a orientação agora adotada”, adianta a autarquia.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara Municipal da Calheta, ilha de São Jorge, Décio Pereira, confirmou a interdição dos banhos nos Portinhos da Fajã Grande, mas disse que se trata de “uma situação meramente pontual” e que “ainda não foi identificada a causa”.

O autarca garantiu que aquele lugar “é devidamente cuidado e limpo” e diz estar confiante de que o resultado da contra-análise, que deve chegar na segunda-feira, permita “abrir aquele belíssimo espaço ao público”.

A Lusa tentou falar com os delegados de Saúde da Madalena do Pico e das Calhetas de São Jorge, mas sem sucesso.

Na quinta-feira, a Câmara Municipal da Ribeira Grande, em São Miguel, proibiu os banhos nas praias de Santa Bárbara e Monte Verde, devido à presença da mesma bactéria.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ana Santos Almeida: ‘avançar na promoção da saúde da mulher

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, a Professora Ana Santos Almeida revela como o projeto AGEWISE revoluciona a compreensão da menopausa, explorando a interação entre o microbioma intestinal e as hormonas sexuais. Com o uso de Inteligência Artificial, o projeto promove intervenções personalizadas para melhorar a saúde das mulheres durante o envelhecimento.

Confiança: o pilar da gestão de crises na Noruega

A confiança foi essencial na gestão da pandemia pela Noruega, segundo o professor Øyvind Ihlen. Estratégias como transparência, comunicação bidirecional e apelo à responsabilidade coletiva podem ser aplicadas em crises futuras, mas enfrentam desafios como polarização política e ceticismo.

Cortes de Ajuda Externa Aumentam Risco de Surto de Mpox em África

O corte drástico na ajuda externa ameaça provocar um surto massivo de mpox em África e além-fronteiras. Com sistemas de testagem fragilizados, menos de 25% dos casos suspeitos são confirmados, expondo milhões ao risco enquanto especialistas alertam para a necessidade urgente de políticas nacionais robustas.

Audição e Visão Saudáveis: Chave para o Envelhecimento Cognitivo

Um estudo da Universidade de Örebro revela que boa audição e visão podem melhorar as funções cognitivas em idosos, promovendo independência e qualidade de vida. Intervenções como aparelhos auditivos e cirurgias oculares podem retardar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.

Défice de Vitamina K Ligado a Declínio Cognitivo

Um estudo da Universidade Tufts revela que a deficiência de vitamina K pode intensificar a inflamação cerebral e reduzir a neurogénese no hipocampo, contribuindo para o declínio cognitivo com o envelhecimento. A investigação reforça a importância de uma dieta rica em vegetais verdes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights