Investidores receosos com impacto da pandemia põem Wall Street em baixa

18 de Agosto 2021

A bolsa nova-iorquina acabou ontem a série de recordes consecutivos dos índices Dow Jones e S&P500, depois das estatísticas das vendas retalhistas nos EUA alimentarem receios entre os investidores sobre o impacto económico da pandemia de covid-19.

Os resultados definitivos da sessão indicam que, ao fim de cinco sessões consecutivas a fixarem recordes, o seletivo Dow Jones Industrial Average recuou 0,79%, para os 35.343,28 pontos, e o alargado S&P500 perdeu 0,71%, para as 4.448,08 unidades.

O tecnológico Nasdaq também acabou com perdas, ao desvalorizar 0,93%, para os 14.656,18 pontos.

Wall Street acabou o dia em baixa, sob o impacto de “fatores que parecem pesar sobre os ativos de risco”, notaram os analistas do Wells Fargo, enquanto o dólar, valor de refúgio, valorizou fortemente em relação a outras divisas.

Entre aqueles fatores, apontaram “a queda das vendas do comércio retalhista” nos EUA, mas também “as implicações geopolíticas da recente implosão do governo afegão e da continuação da repressão regulamentar na China”.

O índice das vendas retalhistas relativas a julho saiu pior do que previsto, ao recuar 1,1%, quando os analistas esperavam uma descida de 0,2%.

Para Ian Shepherdson, economista da Pantheon Macroeconomics, “a variante delta [do novo coronavírus] vai ter um impacto mais forte em agosto”, pelo que “terão de se baixar drasticamente as previsões de despesas de consumo para o terceiro trimestre”, apesar das medidas de estímulo.

Esta variante de covid-19, referiu, “começou a afetar os restaurantes e o transporte aéreo no final de julho”.

As despesas de consumo nos EUA representam três quartos do produto interno bruto e são a locomotiva do crescimento da primeira economia mundial.

Entre as boas notícias, a produção industrial norte-americana aumentou 0,9%, mais do que previsto em julho.

As empresas aéreas foram afetadas pela subida das restrições ligadas à propagação da variante delta, com a American Airlines e a United Airlines a recuarem mais de 2%.

No momento em que Pequim divulgou as grandes linhas da sua nova regulamentação do setor da tecnologia, os títulos dos grandes grupos chineses da internet cotados em Nova Iorque caíram fortemente, como Alibaba (-4,91%) e Tencent (-12,33%).

NR/HN/LUSA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Percursos Assistenciais Integrados: Uma Revolução na Saúde do Litoral Alentejano

A Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano implementou um inovador projeto de percursos assistenciais integrados, visando melhorar o acompanhamento de doentes crónicos. Com recurso a tecnologia digital e equipas dedicadas, o projeto já demonstrou resultados significativos na redução de episódios de urgência e na melhoria da qualidade de vida dos utentes

Projeto Luzia: Revolucionando o Acesso à Oftalmologia nos Cuidados de Saúde Primários

O Dr. Sérgio Azevedo, Diretor do Serviço de Oftalmologia da ULS do Alto Minho, apresentou o projeto “Luzia” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa inovadora visa melhorar o acesso aos cuidados oftalmológicos, levando consultas especializadas aos centros de saúde e reduzindo significativamente as deslocações dos pacientes aos hospitais.

Inovação na Saúde: Centro de Controlo de Infeções na Região Norte Reduz Taxa de MRSA em 35%

O Eng. Lucas Ribeiro, Consultor/Gestor de Projetos na Administração Regional de Saúde do Norte, apresentou na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde os resultados do projeto “Centro de Controlo de Infeção Associado a Cuidados de Saúde na Região Norte”. A iniciativa, que durou 24 meses, conseguiu reduzir significativamente a taxa de MRSA e melhorar a vigilância epidemiológica na região

Gestão Sustentável de Resíduos Hospitalares: A Revolução Verde no Bloco Operatório

A enfermeira Daniela Simão, do Hospital de Pulido Valente, da ULS de Santa Maria, em Lisboa, desenvolveu um projeto inovador de gestão de resíduos hospitalares no bloco operatório, visando reduzir o impacto ambiental e económico. A iniciativa, que já demonstra resultados significativos, foi apresentada na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, promovida pela Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar

Reformas na Saúde Pública: Desafios e Oportunidades Pós-Pandemia

O Professor André Peralta, Subdiretor Geral da Saúde, discursou na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde sobre as reformas necessárias na saúde pública portuguesa e europeia após a pandemia de COVID-19. Destacou a importância de aproveitar o momento pós-crise para implementar mudanças graduais, a necessidade de alinhamento com as reformas europeias e os desafios enfrentados pela Direção-Geral da Saúde.

Via Verde para Necessidades de Saúde Especiais: Inovação na Saúde Escolar

Um dos projetos apresentado hoje a concurso na 17ª Edição do Prémio Boas Práticas em Saúde, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar, foi o projeto Via Verde – Necessidades de Saúde Especiais (VVNSE), desenvolvido por Sérgio Sousa, Gestor Local do Programa de Saúde Escolar da ULS de Matosinhos e que surge como uma resposta inovadora aos desafios enfrentados na gestão e acompanhamento de alunos com necessidades de saúde especiais (NSE) no contexto escolar

Projeto Utente 360”: Revolução Digital na Saúde da Madeira

O Dr. Tiago Silva, Responsável da Unidade de Sistemas de Informação e Ciência de Dados do SESARAM, apresentou o inovador Projeto Utente 360” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas , uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH). Uma ideia revolucionária que visa integrar e otimizar a gestão de informações de saúde na Região Autónoma da Madeira, promovendo uma assistência médica mais eficiente e personalizada

MAIS LIDAS

Share This