Preço dos antirretrovirais baixou mas Covid-19 pode afetar fornecimento

20 de Agosto 2021

.

O ativismo da sociedade civil e a competitividade dos fabricantes de medicamentos genéricos levaram à queda dos preços dos medicamentos antirretrovirais. Assim, passou de cerca de 14.000 dólares anuais por pessoa  para o tratamento de primeira linha em países com um rendimento elevado, em 1990, para cerca de 1.200  dólares por ano em países de baixo e médio rendimento, em 2003.

Em 2018, o preço por pessoa e por ano na África subsariana era inferior a 100 dólares para a maioria das combinações de doses fixas que incluem tenofovir. Os preços de outras combinações de doses fixas também continuaram a baixar nos últimos anos.

A ONUSIDA estima que o valor de mercado dos medicamentos genéricos antirretrovirais nos países de baixo e médio rendimento era de cerca de 1,8 mil milhões de dólares em 2018. Atualmente, aproximadamente 80% dos medicamentos genéricos antirretrovirais fornecidos a países de baixo e médio rendimento são fabricados num único país: a Índia.

Embora continue a haver uma ampla margem para novas reduções de preços em países onde os medicamentos antirretrovirais genéricos ainda não são facilmente acessíveis, as dificuldades causadas pela pandemia Covid-19 poderiam ter o efeito oposto, refere a ONUSIDA. Confinamentos, perturbações na produção, restrições transfronteiriças e dificuldades de transporte ameaçam afetar o fornecimento de materiais e o fabrico e distribuição de medicamentos relacionados com o VIH. Além disso, as restrições do lado da oferta podem exercer pressão sobre os preços de mercado.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Estudo revela impacto das diferenças de género na doença de Parkinson

Um estudo recente evidencia que as mulheres com Parkinson enfrentam subdiagnóstico e dificuldades no acesso a cuidados especializados. Diferenças hormonais, estigma e expectativas de género agravam a progressão da doença e comprometem a qualidade de vida destas pacientes.

ESEnfC acolhe estudantes europeus em programa inovador de decisão clínica

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) recebeu 40 estudantes e oito docentes de Espanha, Finlândia, Itália e Portugal para um programa intensivo sobre competências clínicas e tomada de decisão. O evento combinou atividades online e presenciais, promovendo inovação pedagógica

VéloPsiq: bicicletas no combate ao sedentarismo psiquiátrico

O Hospital de Cascais lançou o Projeto VéloPsiq, uma iniciativa pioneira que utiliza bicicletas ao ar livre para melhorar a saúde física e mental de pacientes psiquiátricos. Com apoio da Câmara Municipal e da Cascais Próxima, o projeto promove reabilitação cardiovascular e bem-estar.

Johnson & Johnson lança série de videocasts sobre cancro da próstata

A Johnson & Johnson Innovative Medicine Portugal lançou a série “Check Up dos Factos – À Conversa Sobre Cancro da Próstata”, um conjunto de quatro vídeocasts que reúne oncologistas e urologistas para discutir temas-chave como NHTs, terapias combinadas e estudos de vida real no CPmHS.

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights