Tratamento mundial do VIH evitou 16,5 milhões de mortes

10 de Setembro 2021

No final de 2020, 84% das pessoas que viviam com o VIH conheciam o seu estado serológico, 73% tinham acesso à terapia antirretroviral e 66% conseguiram atingir cargas indetetáveis do vírus no sangue

Os objetivos 90-90-90, acordados pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2016, exigiam que a grande maioria das pessoas que vivem com o VIH fosse testada, começasse o tratamento e tivesse a infeção reduzida para níveis indetetáveis até 2020. Atingir estes objetivos significa que um mínimo de 73% das pessoas que vivem com o VIH suprimiram as cargas virais, o que ajuda a mantê-las saudáveis e previne a continuação da propagação do vírus.

No final de 2020, 84% das pessoas que viviam com o VIH conheciam o seu estado serológico, 73% tinham acesso à terapia antirretroviral e 66% conseguiram atingir cargas indetetáveis do vírus no sangue. Entre os 37,7 milhões de pessoas que viviam com o VIH a nível mundial em 2020, estima-se que 27,5 milhões estavam a receber tratamento – o número mais do que triplicou desde 2010, mas ainda está aquém do objetivo de 30 milhões para 2020.

A implementação mundial do tratamento do VIH salvou milhões de vidas: estima-se que 16,5 milhões de mortes relacionadas com a SIDA tenham sido evitadas desde 2001. Em 2020, houve 680 000 mortes por causas relacionadas com a SIDA, um declínio de 58% de 2001 a 2020. De acordo com dados da ONUSIDA, pelo menos 40 países estão no bom caminho para alcançar uma redução de 90% na mortalidade relacionada com a SIDA até 2030, incluindo nove países da África Oriental e Austral.

NR/AO/HN

 

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights