EUA doam 682.000 euros para vacina contra pneumonia e tratamentos antimaláricos em Moçambique

22 de Setembro 2021

A Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) doou 800 mil dólares (682 mil euros) para o financiamento de estudos sobre a eficácia da vacina pneumocócica e tratamentos antimaláricos em Moçambique, refere a entidade governamental norte-americana.

O dinheiro será destinado ao Centro de Investigação em Saúde da Manhiça (CISM) de Moçambique, tendo em conta que “a USAID, o CISM e o Ministério da Saúde de Moçambique colaboraram para identificar” formas de melhorar o combate à pneumonia, malária e reforçar “os cuidados de saúde materno-infantil em Moçambique”, assinala em comunicado.

A USAID observa que as enfermidades são duas das principais causas de morte no país abaixo dos cinco anos.

 “O CISM é uma das principais organizações de investigação médica de Moçambique e a USAID tem vindo a apoiá-la desde 2011, visando uma melhor compreensão destas doenças em Moçambique”, declarou.

Os estudos em curso, prossegue o comunicado, terão como base os resultados da assistência anterior do Governo dos Estados Unidos.

O primeiro estudo concentra-se na eficácia dos medicamentos e tratamentos antimaláricos e o foco será a compreensão da resistência aos medicamentos antimaláricos pelo parasita responsável pelos casos mais graves de malária em Moçambique.

O segundo estudo irá incidir sobre o impacto que a vacina pneumocócica teve nas taxas de pneumonia, meningite, sépsis e outras infeções relacionadas, em crianças.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Paula Martins de Jesus sobre o Prémio MSD de Investigação em Saúde: “Queremos fazer acontecer a Ciência”

Começa a contagem regressiva: o prazo para a submissão de candidaturas à sexta edição do Prémio MSD de Investigação em Saúde está a esgotar-se. Em entrevista ao HealthNews, a Diretora Médica da MSD Portugal realça a importância do Prémio, defendendo que os jovens médicos “são capazes de transformar o mundo”. Os projetos candidatos devem ser apresentados até dia 19 de maio, no site do Prémio MSD de Investigação em Saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights