Governo lança apoios diretos no valor de 700 mil euros para associações zoófilas

3 de Outubro 2021

O Governo vai lançar apoios diretos no valor de 700 mil euros para associações zoófilas, e um prémio para o bem-estar dos animais de companhia, no âmbito do Dia Mundial do Animal, que se assinala na segunda-feira.

Em comunicado hoje divulgado, o gabinete do ministro do Ambiente e da Ação Climática anuncia que vai lançar, no dia 04 de outubro, “um aviso no montante de 600 mil euros, destinado a comparticipar despesas das associações zoófilas com produtos e serviços médico-veterinários”.

No mesmo dia, vai ser lançado um outro aviso, no montante total de 100 mil euros, destinado ao apoio à esterilização de cães e gatos.

Esta é a primeira vez que são atribuídos apoios diretos às associações zoófilas, destaca a nota de imprensa do ministério, esclarecendo que as associações se podem candidatar até 15 de novembro.

De acordo com o comunicado, “estes avisos inserem-se num conjunto de investimentos, na ordem dos 10,7 milhões de euros, atribuídos pelo Ministério do Ambiente e da Ação Climática para apoio aos municípios e associações zoófilas para o desenvolvimento de ações no âmbito do bem-estar dos animais de companhia”.

Também para assinalar o Dia Mundial do Animal, o ministério vai lançar o “Prémio Nacional para o Bem-Estar dos Animais de Companhia”, no valor de 50 mil euros, que distinguirá as melhores práticas, no que respeita a três modalidades: técnica, conhecimento e comunicação.

A primeira visa ações que contribuam para a prevenção do abandono e superpopulação, a segunda destina-se a trabalhos de investigação científica, e a terceira aos trabalhos que contribuam para a informação e sensibilização da sociedade sobre a salvaguarda do bem-estar animal.

Previsto no Programa Nacional para os Animais de Companhia (PNAC), este prémio será atribuído bienalmente pelo Ministro do Ambiente e da Ação Climática, financiado através de verbas do Fundo Ambiental.

A tutela recorda ainda que estão “em curso outros cinco avisos, no montante global de 10 milhões de euros, cujas candidaturas podem ser submetidas até 15 de outubro”.

“Estes apoios destinam-se, entre outros, à construção e modernização de centros de recolha oficial de animais de companhia e de instalações das associações zoófilas, ao investimento nos hospitais veterinários universitários e ao reforço de campanhas de apoio à esterilização de cães e gatos”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

IGAS processa Eurico Castro Alves

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) anunciou hoje ter instaurado em novembro de 2024 um processo ao diretor do departamento de cirurgia do Hospital Santo António, no Porto.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights