PsyMatch: App ajuda na seleção de psicofármacos

9 de Outubro 2021

A ferramenta de apoio à decisão médica PsyMatch foi criada pelo Centro de Medicina Digital P5 com o intuito de organizar a informação científica necessária para decidir a melhor abordagem farmacológica para pessoas com doença psiquiátrica.

A app, disponível para todos os médicos nas lojas Google Play e Apple Store, foi desenvolvida por Pedro Morgado, psiquiatra e professor da Escola de Medicina da Universidade do Minho, e Pedro Branco, psiquiatra do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa.

Esta aplicação serve como instrumento de apoio na seleção dos psicofármacos, de acordo com o perfil do doente, baseando-se num algoritmo desenhado para sistematizar a informação científica mais recente.

O algoritmo considera várias condições, como a gravidez e amamentação, as doenças do fígado, rins, epilepsia ou diabetes, indicando os benefícios e riscos de dezenas de psicofármacos disponíveis em Portugal, incluindo antidepressivos, antipsicóticos, ansiolíticos, estabilizadores do humor e anti-demenciais.

Segundo Pedro Morgado, este projeto está alinhado com a missão do P5, centro de medicina digital da Universidade do Minho, ao colocar as tecnologias digitais ao serviço de soluções inovadoras em saúde. “Esta aplicação é de grande utilidade na medida em que reúne num único local informação que normalmente está dispersa por vários locais e que não se encontra sistematizada”, explica.

A escolha de psicofármacos é um processo de tomada de decisão altamente complexo e que requer um conhecimento aprofundado acerca das características clínicas da doença, interações medicamentosas e do perfil terapêutico e de efeitos secundários das diferentes opções disponíveis.

PR/HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Confiança: o pilar da gestão de crises na Noruega

A confiança foi essencial na gestão da pandemia pela Noruega, segundo o professor Øyvind Ihlen. Estratégias como transparência, comunicação bidirecional e apelo à responsabilidade coletiva podem ser aplicadas em crises futuras, mas enfrentam desafios como polarização política e ceticismo.

Cortes de Ajuda Externa Aumentam Risco de Surto de Mpox em África

O corte drástico na ajuda externa ameaça provocar um surto massivo de mpox em África e além-fronteiras. Com sistemas de testagem fragilizados, menos de 25% dos casos suspeitos são confirmados, expondo milhões ao risco enquanto especialistas alertam para a necessidade urgente de políticas nacionais robustas.

Audição e Visão Saudáveis: Chave para o Envelhecimento Cognitivo

Um estudo da Universidade de Örebro revela que boa audição e visão podem melhorar as funções cognitivas em idosos, promovendo independência e qualidade de vida. Intervenções como aparelhos auditivos e cirurgias oculares podem retardar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.

Défice de Vitamina K Ligado a Declínio Cognitivo

Um estudo da Universidade Tufts revela que a deficiência de vitamina K pode intensificar a inflamação cerebral e reduzir a neurogénese no hipocampo, contribuindo para o declínio cognitivo com o envelhecimento. A investigação reforça a importância de uma dieta rica em vegetais verdes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights