PsyMatch: App ajuda na seleção de psicofármacos

9 de Outubro 2021

A ferramenta de apoio à decisão médica PsyMatch foi criada pelo Centro de Medicina Digital P5 com o intuito de organizar a informação científica necessária para decidir a melhor abordagem farmacológica para pessoas com doença psiquiátrica.

A app, disponível para todos os médicos nas lojas Google Play e Apple Store, foi desenvolvida por Pedro Morgado, psiquiatra e professor da Escola de Medicina da Universidade do Minho, e Pedro Branco, psiquiatra do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa.

Esta aplicação serve como instrumento de apoio na seleção dos psicofármacos, de acordo com o perfil do doente, baseando-se num algoritmo desenhado para sistematizar a informação científica mais recente.

O algoritmo considera várias condições, como a gravidez e amamentação, as doenças do fígado, rins, epilepsia ou diabetes, indicando os benefícios e riscos de dezenas de psicofármacos disponíveis em Portugal, incluindo antidepressivos, antipsicóticos, ansiolíticos, estabilizadores do humor e anti-demenciais.

Segundo Pedro Morgado, este projeto está alinhado com a missão do P5, centro de medicina digital da Universidade do Minho, ao colocar as tecnologias digitais ao serviço de soluções inovadoras em saúde. “Esta aplicação é de grande utilidade na medida em que reúne num único local informação que normalmente está dispersa por vários locais e que não se encontra sistematizada”, explica.

A escolha de psicofármacos é um processo de tomada de decisão altamente complexo e que requer um conhecimento aprofundado acerca das características clínicas da doença, interações medicamentosas e do perfil terapêutico e de efeitos secundários das diferentes opções disponíveis.

PR/HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights