Autoridades de Macau detêm suspeito de divulgar ‘online’ informações falsas

11 de Outubro 2021

Um residente de Macau foi detido por alegadamente ter divulgado, num grupo 'online', informações falsas sobre moradas de funcionários públicos e familiares num contexto de combate à pandemia de Covid-19, anunciou esta segunda-feira a Polícia Judiciária (PJ).

“Existem fortes indícios de que o suspeito cometeu os delitos de difamação, de publicidade e calúnia, e de ofensa a pessoa coletiva que exerça autoridade pública”, indicou.

O suspeito, de 37 anos, será presente ao Ministério Público (MP) para investigação dos referidos crimes, acrescentou a PJ.

No sábado, as direções dos Serviços de Saúde e de Educação e de Desenvolvimento da Juventude pediram à PJ que investigasse uma publicação que circulava na internet, na qual se afirmava que um familiar do diretor dos SS e o diretor da DSEDJ viviam num edifício onde foram detetados casos de Covid-19.

“O conteúdo do artigo era falso, difamando o diretor dos Serviços de Saúde (…), afetando as perceções de outras pessoas sobre o trabalho de prevenção de epidemias”, segundo as autoridades, que indicaram também que a publicação prejudicou a reputação e integridade do diretor do Gabinete de Educação e Desenvolvimento da Juventude e que chegou até “a causar pânico”.

Ambos os diretores solicitaram que o suspeito fosse responsabilizado criminalmente.

Em 07 de agosto, um homem foi também acusado de divulgar informações falsas ‘online’, durante o estado de prevenção imediata decretado pelo Governo, e arrisca-se a ser condenado até dois anos de prisão ou a uma multa até 240 dias, de acordo com o MP.

Desde o início da pandemia, o território registou apenas 77 casos da doença.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Urgência noturna de oftalmologia em Lisboa devia ser distribuída

A responsável de oftalmologia do Hospital São José defendeu que a urgência noturna na região de Lisboa devia ser distribuída por todos os especialistas de “forma harmónica” para evitar injustiças e permitir aos hospitais captar mais profissionais.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights