Construção do edifício UC Biomed em Coimbra arranca em novembro

13 de Outubro 2021

A construção do edifício UC Biomed, um investimento que ronda os 20 milhões de euros, vai arrancar em novembro, anunciou esta quarta-feira o reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão.

O edifício, que vai albergar o Instituto Multidisciplinar do Envelhecimento (MIA) de Portugal, vai ser construído de raiz no Polo III da Universidade de Coimbra (UC), onde estão as faculdades de Farmácia e de Medicina.

Em março deste ano, a UC recebeu o aval do Governo para a construção daquele centro, que vai reunir oito equipas de investigação do MIA no futuro edifício.

O anúncio do arranque da construção foi feito hoje por Amílcar Falcão durante a cerimónia de abertura solene das aulas da Universidade de Coimbra.

Para o reitor, o início da construção do edifício confirma a “execução exemplar que tem vindo a ser feita no âmbito do megaprojeto Teaming MIA – Portugal”.

Durante o seu discurso, o responsável afirmou ainda que estão a ser neste momento instalados dois equipamentos PET (Tomografia de Emissão de Positrões), adquiridos já este ano, no âmbito do Centro Académico e Clínico de Coimbra, instituição que junta a UC e o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).

Amílcar Falcão congratulou-se também com a autorização de introdução no mercado pelo Infarmed (Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde) do GalliUC, uma formulação de Gálio-68 para o diagnóstico do cancro, a primeira na Europa para o Gálio-68 e a “primeira a nível mundial para um processo deste tipo”.

Na sua intervenção, o reitor realçou ainda o desenvolvimento do projeto “Regressa e Acaba” para incentivar o regresso de antigos estudantes para concluírem os seus cursos, a criação do Gabinete para o Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Coimbra e ainda a perspetiva de a Universidade de Coimbra alcançar este ano o valor mais elevado de sempre de angariação de financiamento competitivo na área da investigação.

Na cerimónia, também discursaram o presidente da Associação Académica de Coimbra (AAC), João Assunção, e a professora da Faculdade de Direito Anabela Rodrigues, que foi responsável pela oração de sapiência.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

IGAS processa Eurico Castro Alves

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) anunciou hoje ter instaurado em novembro de 2024 um processo ao diretor do departamento de cirurgia do Hospital Santo António, no Porto.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights