UMinho cria plataforma gratuita de autoavaliação da dor crónica

15 de Outubro 2021

O Centro de Medicina Digital P5 da Escola de Medicina da Universidade do Minho (UMinho) lançou uma plataforma gratuita de autoavaliação da dor crónica, foi esta sexta-feira anunciado.

Em comunicado, a UMinho sublinha que se trata de uma ferramenta “única em Portugal”, desenvolvida por uma equipa multidisciplinar da Escola de Medicina, para ajudar a identificar situações que possam beneficiar de encaminhamento para os cuidados de saúde ou aconselhar a marcação de uma consulta.

A plataforma é gratuita e está disponível em https://www.p5.pt/unidade-digital-de-aconselhamento-em-dor-cronica/.

O lançamento desta plataforma coincide com a celebração dos Dias Nacionais da Luta contra a Dor, que se assinalam hoje e sábado.

Além da plataforma de autoavaliação gratuita, o P5 lançou ainda um programa de monitorização, que será um “módulo essencial” na gestão da dor crónica, na criação de estratégias individuais para o seu combate e ainda na melhoria da qualidade de vida de cada paciente.

No futuro, será também disponibilizado um programa de consultoria para profissionais de saúde e cuidadores, centralizando informação e fornecendo formação especializada no campo da dor crónica.

O Centro de Medicina Digital P5 tem-se destacado, desde a sua criação, na disponibilização de soluções digitais, numa lógica de proximidade com as populações, através de telemedicina, mas também de programas gratuitos de avaliação de saúde mental ou, durante a pandemia, com a criação de um serviço gratuito de psicologia e psiquiatria para profissionais de saúde.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Promessas por cumprir: continua a falta serviços de reumatologia no SNS

“É urgente que sejam cumpridas as promessas já feitas de criar Serviços de Reumatologia em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde” e “concretizar a implementação da Rede de Reumatologia no seu todo”. O alerta foi dado pela presidente da Associação Nacional de Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R.) Arsisete Saraiva, na sessão de abertura das XXV Jornadas Científicas da ANDAR que decorreram recentemente em Lisboa.

Consignação do IRS a favor da LPCC tem impacto significativo na luta contra o cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a reforçar o apelo à consignação de 1% do IRS, através da campanha “A brincar, a brincar, pode ajudar a sério”, protagonizada pelo humorista e embaixador da instituição, Ricardo Araújo Pereira. Em 2024, o valor total consignado pelos contribuintes teve um impacto significativo no apoio prestado a doentes oncológicos e na luta contra o cancro em diversas áreas, representando cerca de 20% do orçamento da LPCC.

IQVIA e EMA unem forças para combater escassez de medicamentos na Europa

A IQVIA, um dos principais fornecedores globais de serviços de investigação clínica e inteligência em saúde, anunciou a assinatura de um contrato com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para fornecer acesso às suas bases de dados proprietárias de consumo de medicamentos. 

SMZS assina acordo com SCML que prevê aumentos de 7,5%

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) assinou um acordo de empresa com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que aplica um aumento salarial de 7,5% para os médicos e aprofunda a equiparação com a carreira médica no SNS.

“O que está a destruir as equipas não aparece nos relatórios (mas devia)”

André Marques
Estudante do 2º ano do Curso de Especialização em Administração Hospitalar da ENSP NOVA; Vogal do Empreendedorismo e Parcerias da Associação de Estudantes da ENSP NOVA (AEENSP-NOVA); Mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica; Enfermeiro especialista em Enfermagem Perioperatória na ULSEDV.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights