Adjudicada ampliação da Unidade de Saúde Familiar de Marco de Canaveses

23 de Outubro 2021

A Câmara de Marco de Canaveses adjudicou por 400 mil euros a empreitada de ampliação da Unidade de Saúde Familiar (USF) daquela cidade do distrito do Porto, anunciou a autarquia.

“Esta empreitada era um desejo dos utentes e profissionais da unidade de saúde, que foi identificada pela câmara municipal”, assinala a presidente Cristina Vieira, citada num comunicado enviado à Lusa.

Segundo a autarquia, a obra deverá prolongar-se por nove meses.

A autarca recorda que em 2020 a edilidade assumiu a gestão na área da saúde por delegação do Governo.

“Em menos de um ano vamos avançar com esta importante requalificação”, observou a chefe do executivo, indicando que a autarquia vai, também, iniciar o procedimento para candidatar a requalificação do Centro de Saúde Penhalonga.

Além da ampliação da USF da sede do concelho, a intervenção vai preparar a transferência do Centro de Diagnóstico Pneumológico (CDP), que funciona atualmente na Unidade de Saúde da Feira Nova.

Pretende-se, assim, refere Cristina Vieira, “assegurar uma nova centralidade dessa resposta na área de influência do CDP (Baião, Resende, Cinfães e Marco de Canaveses)”.

Além da empreitada, vai-se também proceder à aquisição de bens e equipamentos para o apetrechamento da USF, acrescenta-se no comunicado.

NR/HN/LUSA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Prioridades para a Saúde nas Legislativas 2025: Propostas de Pedro Pita Barros

Pedro Pita Barros, especialista em economia da saúde e professor da Nova School of Business and Economics (Nova SBE), propõe para as legislativas de 18 de maio um reforço do SNS, valorização dos profissionais, aposta nos cuidados primários e continuados, redução dos pagamentos diretos das famílias, estabilidade na gestão das ULS e consensos na saúde oral e mental, destacando a necessidade de medidas concretas e transversais

Carlos Cortes: Prioridades da Ordem dos Médicos para o XXV Governo

Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos, defende que o próximo Governo deve apostar na valorização dos recursos humanos, na reforma da gestão do SNS e na centralidade da pessoa nos cuidados de saúde. Propõe políticas de retenção de médicos, autonomia de gestão e humanização transversal do sistema.

Prioridades para a Saúde: Propostas de Fernando Leal da Costa para o XXV Governo Constitucional

Fernando Leal da Costa, Professor Universitário e ex-ministro da Saúde, defende como prioridades para o próximo Governo: revisão da Lei de Bases da Saúde e do Estatuto do SNS, reforma administrativa, reforço da gestão local, digitalização dos processos clínicos, controlo estatal da ADSE, redefinição dos recursos humanos, avaliação da eficiência, renovação hospitalar e aposta na prevenção.

Legislativas / Propostas dos partidos para a Saúde

Com a saúde como tema prioritário nos programas eleitorais, os partidos com assento parlamentar focam-se no aumento da remuneração dos profissionais, com a esquerda a ir mais longe para fixar médicos no Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Os programas eleitorais divergem sobretudo em matéria de parcerias público-privadas (PPP’s) em que os partidos mais à esquerda querem o fim destes contratos com privados enquanto a direita defende a sua eficácia.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights