iRefer: Estudo para a caracterização da referenciação da pessoa com asma grave em Portugal

25 de Outubro 2021

Caracterizar a realidade atual da referenciação da pessoa com asma grave, identificar barreiras e recolher sugestões de melhoria ao atual contexto nacional, através da opinião de diferentes especialidades médicas, são os objetivos do estudo iRefer.

O estudo iRefer convida os profissionais de saúde a responder a um questionário, elaborado por uma equipa de peritos nomeados pelas entidades envolvidas – Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica, Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, Sociedade Portuguesa de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço e Sociedade Portuguesa de Pneumologia – de acordo com a realidade de cada especialidade médica.

As conclusões do estudo serão apresentadas nos congressos das sociedades científicas envolvidas, segundo o comunicado da AstraZeneca, que destaca, também, que será elaborado um Livro Branco da Referenciação da Asma Grave em Portugal.

Pode participar aqui.

PR/HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Estudo revela ligação entre diabetes e envelhecimento cerebral precoce

Um novo estudo do Karolinska Institutet, publicado na revista Diabetes Care, revela que a diabetes tipo 2 e a pré-diabetes estão associadas a um envelhecimento cerebral acelerado. No entanto, a boa notícia é que este processo pode ser contrariado através de um estilo de vida saudável

Porque é que a pandemia de COVID terminou tão abruptamente?

Uma nova análise sugere que uma queda dramática nas mortes por COVID-19 entre 2022 e 2023 pode ser atribuída a uma transição de fase abrupta na estrutura molecular da proteína spike (também conhecida como proteína S. É uma estrutura que se projeta da superfície de alguns vírus, incluindo o SARS-CoV-2, o vírus responsável pela COVID-19.

Mpox: RD Congo inicia vacinação contra vírus com 265 mil doses

As autoridades congolesas iniciaram hoje a vacinação contra o vírus monkeypox (mpox), quase dois meses depois de o surto da doença que teve início no Congo ter sido declarado emergência global pela Organização Mundial de Saúde.

ASAE aplica 30 coimas em talhos e suspende atividade de um

Um talho viu a atividade suspensa e a outros 30 foram instaurados processos de contraordenação pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) no âmbito de uma operação de fiscalização a 163 estabelecimentos.

MAIS LIDAS

Share This