Autoridades moçambicanas desaconselham água após descarrilamento de comboio com carvão

27 de Outubro 2021

A Administração Regional de Águas do Norte (ARA-Norte) de Moçambique está a analisar a água de um rio para onde descarrilou um comboio com carvão na sexta-feira e pede que se evite o consumo.

O carvão “é um recurso mineral passível de poluir a água. Apelamos à população que não se faça presente para evitar futuros problemas”, disse hoje à Rádio Moçambique o diretor-geral da ARA-Norte, Carlitos Omar.

O apelo é feito como forma de prevenção, enquanto se espera pelos resultados laboratoriais da análise à água, ao mesmo tempo que decorrem trabalhos de limpeza naquele curso de água.

A população de Moçambique fora dos grandes centros recorre com normalidade à água disponível em rios e ribeiros para se abastecer.

Um comboio ligava as minas da Vale em Moatize até ao porto de Nacala quando 40 dos 120 vagões abertos de carvão caíram de uma ponte sobre o rio Namutimba, cidade de Cuamba, na província do Niassa, matando duas crianças que nadavam.

Testemunhas dizem que o comboio circulava mais rápido que o normal, que houve carruagens que se separaram e depois embateram nas restantes, tombando no rio, mas as causas do acidentes ainda não foram reveladas.

A composição transportava dez mil toneladas de carvão e dela faziam ainda parte quatro locomotivas.

De acordo com a Nacala Logistics, subsidiária da Vale que gere a linha férrea, “até que as condições de segurança estejam garantidas, a circulação de comboios de passageiros e de carga no troço em questão fica interdita”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Confiança: o pilar da gestão de crises na Noruega

A confiança foi essencial na gestão da pandemia pela Noruega, segundo o professor Øyvind Ihlen. Estratégias como transparência, comunicação bidirecional e apelo à responsabilidade coletiva podem ser aplicadas em crises futuras, mas enfrentam desafios como polarização política e ceticismo.

Cortes de Ajuda Externa Aumentam Risco de Surto de Mpox em África

O corte drástico na ajuda externa ameaça provocar um surto massivo de mpox em África e além-fronteiras. Com sistemas de testagem fragilizados, menos de 25% dos casos suspeitos são confirmados, expondo milhões ao risco enquanto especialistas alertam para a necessidade urgente de políticas nacionais robustas.

Audição e Visão Saudáveis: Chave para o Envelhecimento Cognitivo

Um estudo da Universidade de Örebro revela que boa audição e visão podem melhorar as funções cognitivas em idosos, promovendo independência e qualidade de vida. Intervenções como aparelhos auditivos e cirurgias oculares podem retardar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.

Défice de Vitamina K Ligado a Declínio Cognitivo

Um estudo da Universidade Tufts revela que a deficiência de vitamina K pode intensificar a inflamação cerebral e reduzir a neurogénese no hipocampo, contribuindo para o declínio cognitivo com o envelhecimento. A investigação reforça a importância de uma dieta rica em vegetais verdes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights