Segundo o comunicado de imprensa, “a maior reunião científica nacional no âmbito da cirurgia” integra “áreas médicas como cirurgia geral, ginecologia, urologia, cirurgia pediátrica, gastroenterologia, radiologia, cirurgia vascular e ortopedia”. As inscrições podem ser feitas aqui até amanhã, dia 28.
“Este será um evento importante e frutífero para os profissionais de saúde, no qual serão apresentadas as mais recentes técnicas e tecnologias cirúrgicas que podem beneficiar aqueles que mais necessitam de tratamentos inovadores, seguros e eficazes. É de extrema importância retomar as atividades e reuniões científicas, respeitando todas as normas sanitárias de segurança recomendadas, de forma a permitir e incentivar a formação, atualização e investigação de excelência dos profissionais de saúde”, disse Hélder Ferreira, cirurgião e presidente da SPCMIN.
No dia 29, o congresso arranca às 8h30 no Hotel MH Atlântico, em Peniche.
As sessões dividem-se em quatro temas: “Inovações”, “Oncologia”, “Parede Abdominal e Pavimento Pélvico” e “Cirurgia Metabólica/Endócrina”, mas serão abordados mais. Segundo o comunicado, falar-se-á também de transplante uterino, aplicação de inteligência artificial em cirurgia, cirurgia robótica e guiada por imagem, novos tratamentos para os vários tipos de cancro, inovações nas áreas da cirurgia pediátrica e tratamento das hérnias e de outras patologias que exigem cirurgia.
O presidente da SPCMIN, que apresentará o estado da arte no tratamento da endometriose, explicou que a organização não esqueceu Peniche quando definiu o programa: “Sendo o evento em Peniche, ‘Meca’ do surf nacional e internacional, a organização decidiu incluir uma sessão científica, inovadora em Portugal, sobre a prática de surf e a cirurgia minimamente invasiva. Esta tem como foco as lesões típicas dos surfistas e amantes de surf que necessitam de abordagem cirúrgica. Estarão presentes surfistas e médicos referências nacionais e internacionais nesta área”.
O congresso conta também com workshops e cursos hands-on com recurso a simuladores de última geração, como robóticos e de realidade virtual, apostando na área da educação e formação médico-cirúrgica.
Saiba mais no site oficial da SPCMIN.
PR/HN/Rita Antunes
0 Comments