A proposta de aumento da medida de apoio à natalidade “A Minha Primeira Ajuda” foi aprovada na última reunião de Câmara, que se realizou na segunda-feira.
“Daqui em diante, passará a ser atribuído às famílias, de forma faseada, o valor de cinco mil euros, pelo nascimento do primeiro e segundos filhos, e de dez mil euros pelo nascimento do terceiro e seguintes”, explica o município da Pampilhosa da Serra numa nota de imprensa.
Este apoio contribui também para estimular o “desenvolvimento do comércio local”, uma vez que o valor é atribuído sob forma de vales, que podem ser utilizados nos espaços comerciais, desde que “seja na compra de bens e produtos para a criança”.
Este reforço serve para “ajudar não apenas na aquisição de bens para a criança, mas inclusivamente na mensalidade da creche”, disse o presidente da Câmara Municipal, Jorge Custódio.
Para o autarca, tendo em conta o problema de despovoamento do interior e da baixa natalidade a nível nacional, é importante “para cada um dos concelhos” tomar “algumas medidas que pelo menos minimizem esse impacto”.
Esta é também uma forma de “colmatar de igual modo a insuficiência de apoios a este nível por parte do poder central”, refere a autarquia.
A medida “A Minha Primeira Ajuda”, implementada desde 2008, tem vindo a sofrer algumas alterações, sendo esta a mais expressiva.
“Na última atualização, o valor atribuído era de 1.500 euros pelo nascimento do primeiro e segundos filhos e de 5.000 euros pelo nascimento do terceiro e seguintes”, recorda aquele município do distrito de Coimbra.
LUSA/HN
0 Comments