Administração do Hospital de Braga espera “para breve” consenso com chefes de equipa da Urgência

28 de Outubro 2021

A administração do Hospital de Braga garantiu esta quarta-feira, em comunicado, que há “avanços positivos no diálogo” com os chefes de equipa do Serviço de Urgência, adiantando que “espera alcançar um consenso em breve”.

No comunicado, emitido a propósito da demissão de nove dos 16 chefes de equipa do Serviço de Urgência, a administração diz ainda que há “abertura” para o reforço de médicos naquele serviço.

Acrescenta que os “avanços” se registaram após reuniões do Conselho de Administração com o diretor do Serviço de Urgência e deste com os chefes de equipa.

“O Conselho de Administração reitera que continua muito empenhado na resolução deste tema, reforçando que, em momento algum, esteve ou está em risco a qualidade na prestação de cuidados de saúde à população e espera alcançar um consenso em breve”, sublinha o comunicado.

Segundo o Sindicato Independente dos Médicos (SIM), nove os chefes de equipa da Urgência do Hospital de Braga demitiram-se esta semana, em forma de protesto contra a falta de condições de trabalho e o “desinvestimento” no Serviço Nacional de Saúde.

O secretário-geral do SIM, Jorge Roque da Cunha, adiantou que há outros cinco que neste momento não estão ao serviço, por se encontrarem de baixa ou de licença, mas que “estão solidários” com os demissionários.

Para Roque da Cunha, estas demissões constituem mais um “grito de alerta” para a “escassez” de profissionais e de condições de trabalho que se regista “um pouco por todos os hospitais públicos do país”.

“Quando um especialista que trabalha 40 horas semanais recebe cerca de 1.800 euros líquidos de salário, e quando um especialista que trabalha 35 horas recebe 1.150 euros, é fácil compreender a fuga para o privado”, referiu.

O dirigente sindical disse ainda que esta é uma realidade que se mantém há 10 anos, pelo que considerou “fundamental” que o Governo receba os sindicatos e negoceie uma nova grelha salarial.

O SIM sublinha que os problemas no Hospital de Braga se acumulam em muitos outros serviços, apontando como exemplo a Obstetrícia, “que ainda não tem completa a escala de novembro e que para dezembro tem ainda 50 turnos em falta”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Klépierre lança ‘Hora Serena’ para inclusão no autismo

A Klépierre implementou a “Hora Serena” nos seus centros comerciais em Portugal, uma iniciativa que ajusta luzes e sons para criar um ambiente inclusivo para pessoas com perturbações do espectro do autismo (PEA) e hipersensibilidade sensorial.

Estudo português revela: VSR mais letal que gripe em adultos

Estudo realizado no Hospital de Matosinhos confirma que o vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos, embora menos prevalente que a gripe, resulta em maior mortalidade, complicações e custos hospitalares, sublinhando a urgência de prevenção em quem tem mais de 60 anos.

ANDAR Celebra 30 Anos de Apoio aos Doentes com Artrite Reumatóide

A ANDAR celebra 30 anos de dedicação aos doentes com Artrite Reumatóide no Dia Nacional do Doente, a 5 de abril. A associação promove eventos em Lisboa para reforçar o apoio aos pacientes e divulga avanços terapêuticos nas suas Jornadas Científicas.

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights