“PSOFriends”: Série da PSOPortugal pretende mudar comportamentos em relação à psoríase

2 de Novembro 2021

A nova série “PSOFriends”, desenvolvida pela PSOPortugal – Associação Portuguesa da Psoríase, junta doentes psoriáticos e profissionais de saúde no mesmo elenco para abordar as consequências de se viver com esta condição e formas de enfrentar e superar os desafios.

Com a participação do argumentista e apresentador Luís Filipe Borges, que tem esta doença, a série usa o humor e a boa-disposição para abordar temáticas sérias e frequentes no dia a dia dos doentes, como o bem-estar mental, a gestão do stress e da ansiedade, a imagem pessoal e autoestima, as comorbilidades, a intimidade sexual e a maternidade. “Com esta série, a PSOPortugal pretende contribuir para a normalização da forma como esta doença é discutida em sociedade”, segundo o comunicado de imprensa da associação.

O elenco conta com especialistas médicos e outros numa abordagem complementar e multidisciplinar que envolve a dermatologia, reumatologia, psicologia, nutrição, sexologia e até desporto, para ajudar a falar de uma doença que, além dos sintomas associados, causa transtornos psicológicos e emocionais, também porque o doente psoriático é, muitas vezes, alvo de estigmatização.

“Uma série que retrata a força da amizade e a importância da empatia, que derruba mitos e preconceitos. E vai mesmo mais além, mostrando que ninguém está sozinho e que a aceitação existe, a dos outros e, acima de tudo, a de si próprio. Com leveza e descontração, PSOFriends irá ajudar a sociedade a perceber e a sentir que a psoríase não é contagiosa, não é descuido, não é desleixo”, referiu Jaime Melancia, presidente da PSOPortugal, citado no comunicado.

Depois de realizar o estudo “Psoríase: o impacto e a gestão da doença nos jovens em Portugal”, a associação percebeu que “há uma solidão silenciosa que é preciso combater”, contou o presidente. “E por isso criámos PSOFriends: para que todos saibam e sintam que ninguém está sozinho.”

Os primeiros quatro episódios já estão disponíveis nas plataformas digitais da PSOPortugal. Pode assistir aqui.

PR/HN/Rita Antunes

 

 

 

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group, consultora especializada em otimização de custos e processos para as empresas. Com mais de 25 anos de experiência em gestão de negócios, vendas e liderança de equipas no setor dos dispositivos médicos, reforça agora a equipa da ERA Group em Portugal, trazendo a sua abordagem estratégica, motivação e paixão pelo setor da saúde. 

Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte lança “Ritmo Anárquico”, programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular

A Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte vai lançar a campanha “Ritmo Anárquico”, um programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular na região norte do País. A iniciativa vai arrancar na sede da Fundação Portuguesa de Cardiologia, no Porto, no dia 4 de abril, com rastreios a decorrer entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 17h00.

Fórum da Saúde Respiratória debate a estratégia para a DPOC em Portugal

Com o objetivo de colocar as doenças respiratórias como uma prioridade nas políticas públicas de saúde em Portugal, terá lugar no próximo dia 9 de abril, das 9h às 13h, no edifício Impresa, em Paço de Arcos, o Fórum Saúde Respiratória 2025: “Doenças Respiratórias em Portugal: A Urgência de Uma Resposta Integrada e Sustentável”.

Gilead, APAH, Exigo e Vision for Value lançam 4ª Edição do Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem

O Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem anuncia o início da sua 4ª edição, reforçando o compromisso com a promoção da cultura de Value-Based Healthcare (VBHC) em Portugal. Esta edição conta com um novo parceiro, a Vision for Value, uma empresa dedicada à implementação de projetos de VBHC, que se junta à Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), EXIGO, Gilead Sciences, e ao parceiro tecnológico MEO Empresas.​

Medicamento para o tratamento da obesidade e único recomendado para a redução do risco de acontecimentos cardiovasculares adversos graves já está disponível em Portugal

O Wegovy® (semaglutido 2,4 mg), medicamento para o tratamento da obesidade, poderá ser prescrito a partir do dia 1 de abril de 2025 em Portugal, dia em que a Novo Nordisk iniciará a sua comercialização e abastecimento aos armazenistas. O Wegovy® estará disponível nas farmácias portuguesas a partir do dia 7 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights