Consultas de podologia podem reduzir número de amputações por pé diabético

3 de Novembro 2021

A Associação Portuguesa de Podologia (APP) alerta para a "necessidade premente" da criação de consultas de podologia no Serviço Nacional de Saúde, que podem reduzir o número de amputações por pé diabético.

Esta mensagem surge no âmbito das V Jornadas do Pé Diabético, que a APP vai realizar a 13 de novembro no Porto, e do Dia Mundial da Diabetes, que se assinala a 14 de novembro.

O pé diabético é responsável pela realização de duas amputações por minuto a nível mundial, sendo 85% destas precedidas por úlceras.

“Os números de diabéticos, de pé diabético e de amputações continuam crescentes. Há necessidade de dar resposta a estes casos. Os doentes têm esse direito. A solução para reduzir a taxa de amputação passa pela prevenção. A Podologia tem a capacidade de identificar, de diagnosticar e de prevenir as complicações do pé diabético, desde a infeção até à amputação. É preciso que se implementem mais consultas de Podologia”, sobretudo nos cuidados de saúde primários, afirma Manuel Portela, presidente da APP.

De acordo com Manuel Portela, com a realização das V Jornadas do Pé Diabético, a APP pretende promover a discussão acerca das consultas existentes no SNS. “Existem cerca de 15 unidades com consultas de Podologia, algumas com mais de 15 anos de existência. Modelos a replicar, uma vez que se tem verificado uma redução das amputações. É importante implementar estes modelos nos cuidados de saúde primários, que estão mais próximos da população, em termos de identificação e diagnóstico”, indica.

A iniciativa vai contar com a participação de especialistas de várias áreas, como Medicina Interna, para abordar assuntos relacionados com o controlo da infeção e os sinais e sintomas do pé diabético, e Angiologia e Cirurgia Vascular, uma necessidade, sobretudo, quando são identificados problemas de isquemia. Serão ainda abordados outros temas, como o tratamento de feridas e de úlceras e o tipo de calçado mais indicado para a pessoa com diabetes.

As inscrições para as V Jornadas do Pé Diabético são obrigatórias e podem ser efetuadas através do email info@appodologia.com.

O pé diabético é a principal causa de amputação da extremidade inferior e a principal causa de internamento da pessoa com diabetes. A perda de sensibilidade nos pés, feridas complexas, deformidades, limitação de movimento articular, infeções e amputações caracterizam esta condição clínica complexa.

PR/HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Portugal tem101 médicos especializados em cuidados a idosos

Portugal conta com 101 médicos geriatras especializados em cuidados a idosos, segundo a Ordem dos Médicos, uma especialidade médica criada no país há dez anos mas cada vez com maior procura devido ao envelhecimento da população.

Mudanças de comportamento nos idosos podem indiciar patologias

Mudanças de comportamento em idosos, como isolar-se ou não querer comer, são sinais a que as famílias devem estar atentas porque podem indiciar patologias cujo desenvolvimento pode ser contrariado, alertam médicos geriatras.

MAIS LIDAS

Share This