Alfasigma atualiza profissionais de saúde sobre distúrbios funcionais do intestino

4 de Novembro 2021

A Alfasigma realiza a segunda sessão do Science Hub Pharmacy, sobre síndrome do intestino irritável (SII) e dispepsia, na próxima terça-feira, dia 9, pelas 21h.

A SII é um dos distúrbios funcionais gastrointestinais mais comuns – afeta aproximadamente 20% da população. Esta condição clínica caracteriza-se por manifestações e alterações digestivas crónicas, não tem uma causa identificada e provoca vários sintomas, como alterações no trânsito intestinal (diarreia ou obstipação), flatulência, distensão abdominal e dor abdominal, que se localiza, geralmente, na parte inferior do abdómen.

Já os doentes com dispepsia – que em muitos casos recorrem à farmácia – apresentam sinais e sintomas relacionados com má digestão, sensação de enfartamento, dor na parte superior do abdómen, náuseas e sensação de mal-estar geral.

Estas duas patologias são muito comuns na população portuguesa e têm um impacto negativo na qualidade de vida – podem afetar a produtividade laboral, a interação social e a atividade física, por exemplo, e gerar ansiedade e depressão.

“Na sua missão de proporcionar uma melhor saúde, longevidade e qualidade de vida aos doentes, a Alfasigma reconhece o papel essencial da Farmácia como um autêntico centro de cuidados de saúde, muitas das vezes, o 1.º a que o doente recorre e com o qual estabelece uma relação de confiança a longo prazo. Neste sentido, organizámos este webinar para ajudar os profissionais de saúde no seu aconselhamento farmacêutico, na troca de experiências e na formação de todos os profissionais nesta área, que convidamos a juntarem-se ao Dr. Pedro Ferreira (Farmacêutico) e ao Dr. Almeida Nunes (Médico de Medicina Interna)”, comentou Rui Martins, diretor de marketing e responsável pela área de relações públicas da Alfasigma.

Pode inscrever-se aqui.

PR/HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Impacto da dieta na DII

A alimentação é um dos temas que mais dúvidas levanta entre as pessoas que vivem com doença inflamatória do intestino (DII), nomeadamente Doença de Crohn e Colite Ulcerosa. Apesar de não ser uma causa direta da doença, acredita-se que os hábitos alimentares podem desempenhar um papel importante na forma como os sintomas se manifestam e na gestão do dia a dia da patologia.

Impacto da dieta na DII

A ciência tem vindo a demonstrar que a saúde intestinal tem uma relação direta com a saúde mental. Estudos confirmam que o intestino é um órgão essencial na produção de neurotransmissores, como a serotonina, que influenciam o humor e o bem-estar emocional.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights