A utilização de IoT na monitorização de doentes em hospitalização domiciliária do Hospital Garcia de Orta (HGO) foi implementada em abril de 2020 com o objetivo de garantir a monitorização próxima, remota e fiável dos doentes sem a necessidade de visitas presenciais.
O projeto consiste na criação e desenvolvimento de um kit de telemonitorização, colocado em casa do doente, e que permite a interação com este, possibilitando aos profissionais de saúde avaliar os parâmetros clínicos em tempo real e realizar consultas por vídeo.
Esta solução, desenvolvida pelo HGO com a colaboração da Lean Health Portugal, Vodafone IoT Portugal e ThinkDigital, permitiu uma melhor articulação entre a Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD) e os doentes, contribuindo para o aumento da satisfação dos utentes e o aumento dos níveis de confiança. Por outro lado, esta ferramenta permitiu aumentar o número de vagas na UHD, com consequente redução do número de visitas e de custos, bem como diminuir o número de infeções associadas aos cuidados de saúde.
O kit de monitorização, composto por nove dispositivos – esfigmomanómetro, oxímetro, termómetro, glucómetro, balança, sensor de queda, botão de pânico com GPS, tablet e hub de ancoragem -, é replicável para a hospitalização domiciliária e programas de gestão de doenças crónicas, como a insuficiência cardíaca, doença pulmonar crónica obstrutiva e diabetes, ou até em programas de reabilitação.
O projeto “Huddle Meetings – a multidisciplinariedade na diminuição do tempo de internamento do Serviço de Medicina Interna”, criado pelo HGO, foi finalista na categoria Integração de Cuidados.
Este projeto tem como objetivos diminuir a demora média de internamento no Serviço de Medicina Interna e UHD e reduzir os constrangimentos para a alta hospitalar do doente, como a não realização de meios complementares de diagnóstico e terapêutica (MCDT) para decisão de alta, e eventuais problemas sociais dos doentes, e contou com a parceria com a Lean Health Portugal.
O Prémio Saúde Sustentável, promovido pela Sanofi e pelo Jornal de Negócios, em parceria com a NTT Data (everis), que já se encontra na sua décima edição, visa reconhecer e premiar entidades, públicas ou privadas, que se destaquem em boas práticas da sustentabilidade da saúde em Portugal.
Luís Amaro, presidente do conselho de administração do HGO, comentou: “estas distinções são o reconhecimento do trabalho de profissionais altamente dedicados em promover melhores condições para os nossos utentes e seus familiares, sobretudo em época de pandemia. A inovação e reorganização de circuitos é, hoje, uma constante no funcionamento das equipas do HGO, e sem a qual era impossível alcançar os resultados assistenciais a que nos propomos”.
PR/HN/Rita Antunes
0 Comments