Hipertensão aos 35-44 anos ligada a maior risco de demência

10 de Novembro 2021

Um novo estudo mostra como a idade no diagnóstico de hipertensão afeta o volume cerebral e o risco de demência.

Um novo estudo mostra como a idade no diagnóstico de hipertensão afeta o volume cerebral e o risco de demência.

Os resultados de uma investigação recente, publicada na revista “Hypertension”, sugerem que pessoas com diagnóstico de hipertensão (HTA) entre os 35 e os 44 anos têm 61% mais possibilidades de desenvolver demência do que aquelas sem hipertensão. Os investigadores dizem que os médicos devem ajudar os jovens a gerir a HTA, dado que as taxas de tratamento são menores nesta faixa etária.

A HTA  é a principal causa de doenças cardiovasculares e morte prematura em todo o mundo. É também um fator de risco para diabetes, depressão e demência.

Numa anterior investigação verificou-se que a HTA antes dos 35 anos está associada  ao comprometimento cognitivo na meia-idade. Mas embora a ligação entre hipertensão arterial, volume cerebral e demência esteja bem estabelecida, os investigadores ainda não tinham certeza de como a idade do início da hipertensão afeta o risco de demência.

Num estudo recente, investigadores da China e da Austrália usaram dados de saúde pública para investigar como a idade do início da hipertensão afeta a saúde cerebral e o risco de desenvolver demência.

“Verificamos que a hipertensão diagnosticada na idade adulta ou na meia-idade, mas não na vida tardia, estava associada a volumes cerebrais menores e um risco aumentado de demência. Quanto mais jovem no momento diagnóstico de hipertensão, maior redução do volume cerebral”, explicou o Dr. Xianwen Shang, investigador do Hospital Popular Provincial de Guangdong, na China.

“As nossas descobertas indicam que o início e a meia-idade são períodos críticos para a prevenção de demência ou danos cerebrais por meio da prevenção e tratamento da hipertensão”, acrescentou.

Mais informação em: The Association of Age at Diagnosis of Hypertension With Brain Structure and Incident Dementia in the UK Biobank

Xianwen Shang, Edward Hill, Zhuoting Zhu, Jiahao Liu, B. Zongyuan Ge, Wei Wang, Mingguang He

Originally published4 Oct 2021https://doi.org/10.1161/HYPERTENSIONAHA.121.17608Hypertension. 2021;78:1463–1474

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

SPAIC certifica unidades de asma grave em Portugal

A Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) lançou o “Guia para a Certificação de Unidades de Asma Grave”, visando reconhecer oficialmente centros especializados na abordagem da asma grave. Em Portugal, 5% dos adultos com asma enfrentam esta condição debilitante.

O que a escola sabe, a saúde precisa de conhecer

Sérgio Bruno dos Santos Sousa
Mestre em Saúde Pública
Enfermeiro Especialista de Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública na ULSM
Gestor Local do Programa de Saúde Escolar na ULSM
ORCID

Cristo Rei ilumina-se de azul no Dia Mundial da Doença de Parkinson

No próximo dia 11 de abril, o Cristo Rei será iluminado de azul em Almada como parte da iniciativa global Spark the Night, que visa aumentar a consciencialização sobre a Doença de Parkinson. Este movimento simboliza apoio aos milhões de pessoas afetadas pela condição neurodegenerativa.

Conferência Sustentabilidade em Saúde regressa ao CCB

No dia 1 de julho, entre as 09h00 e as 13h00, o Centro Cultural de Belém acolhe a 13ª Conferência Sustentabilidade em Saúde. Organizada pela AbbVie e o Expresso, o evento apresentará o Índice Saúde Sustentável e discutirá o impacto da inteligência artificial na saúde.

Update em Medicina 2025: Inscrições Encerram a 18 de Abril

As inscrições para o Update em Medicina 2025 terminam a 18 de abril. O evento decorre de 30 de abril a 2 de maio no Convento de São Francisco, em Coimbra, com um formato híbrido que combina sessões presenciais e online, abrangendo temas essenciais da prática clínica.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights