Um novo estudo mostra como a idade no diagnóstico de hipertensão afeta o volume cerebral e o risco de demência.
Os resultados de uma investigação recente, publicada na revista “Hypertension”, sugerem que pessoas com diagnóstico de hipertensão (HTA) entre os 35 e os 44 anos têm 61% mais possibilidades de desenvolver demência do que aquelas sem hipertensão. Os investigadores dizem que os médicos devem ajudar os jovens a gerir a HTA, dado que as taxas de tratamento são menores nesta faixa etária.
A HTA é a principal causa de doenças cardiovasculares e morte prematura em todo o mundo. É também um fator de risco para diabetes, depressão e demência.
Numa anterior investigação verificou-se que a HTA antes dos 35 anos está associada ao comprometimento cognitivo na meia-idade. Mas embora a ligação entre hipertensão arterial, volume cerebral e demência esteja bem estabelecida, os investigadores ainda não tinham certeza de como a idade do início da hipertensão afeta o risco de demência.
Num estudo recente, investigadores da China e da Austrália usaram dados de saúde pública para investigar como a idade do início da hipertensão afeta a saúde cerebral e o risco de desenvolver demência.
“Verificamos que a hipertensão diagnosticada na idade adulta ou na meia-idade, mas não na vida tardia, estava associada a volumes cerebrais menores e um risco aumentado de demência. Quanto mais jovem no momento diagnóstico de hipertensão, maior redução do volume cerebral”, explicou o Dr. Xianwen Shang, investigador do Hospital Popular Provincial de Guangdong, na China.
“As nossas descobertas indicam que o início e a meia-idade são períodos críticos para a prevenção de demência ou danos cerebrais por meio da prevenção e tratamento da hipertensão”, acrescentou.
Mais informação em: The Association of Age at Diagnosis of Hypertension With Brain Structure and Incident Dementia in the UK Biobank
Xianwen Shang, Edward Hill, Zhuoting Zhu, Jiahao Liu, B. Zongyuan Ge, Wei Wang, Mingguang He
Originally published4 Oct 2021https://doi.org/10.1161/HYPERTENSIONAHA.121.17608Hypertension. 2021;78:1463–1474
0 Comments