Escola de Tecnologia da Saúde de Coimbra lança linha de apoio para estudantes

12 de Novembro 2021

A Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Instituto Politécnico de Coimbra (ESTeSC-IPC) lançou a Linha de Apoio Inter-pares (LAIp), um programa de apoio telefónico que visa ajudar os estudantes a lidarem com problemas psicológicos ou emocionais.

A Linha de Apoio Inter-pares (LAIp) é composta por alunos voluntários com formação e disponibilidade que vão atender o telefone para “ouvir, acompanhar e encaminhar os colegas para outras estruturas de apoio, quando necessário”, referiu a ESTeSC-IPC, numa nota de imprensa enviada à agência Lusa.

Numa primeira fase, a linha telefónica vai estar disponível a partir de dia 23 e funcionará quatros dias por semana – terça-feira, quarta, quinta e domingo, entre as 21:00 e as 23:00.

Os dois números de telefone associados a esta linha são 239 802 431 e 965 912 209.

Os alunos voluntários que vão integrar o projeto receberam formação de modo a ajudar os colegas “em casos de dificuldades de adaptação à vida académica, questões emocionais e psicossociais, bem como para identificar a necessidade de encaminhar os problemas para outros organismos”, como, por exemplo, organismos da escola, do Politécnico de Coimbra ou do concelho, quando for necessário.

Nove estudantes já concluíram a formação para começar o projeto, mas o objetivo é o de que o núcleo de voluntários cresça, salvaguardando o anonimato dos participantes.

“O anonimato, de ambos os lados, é essencial para se sentir que é possível conversar sem risco de devassa ou qualquer tipo de constrangimento”, disse, citada na nota de imprensa, a coordenadora da LAIp, Fátima Feliciano.

“Este é mais um programa inovador, que nos dá mais uma ferramenta para estarmos atentos às situações que possam surgir, para que a escola possa antecipar cenários que possam levar, por exemplo, a situações extremas de desistência do ensino superior”, referiu o presidente da ESTeSC-IPC, João José Joaquim.

“À escola compete criar essas condições, estamos muito comprometidos com o sucesso desta linha”, sublinhou.

Segundo a nota da ESTeSC-IPC, o projeto é uma iniciativa do Programa Educação pelos Pares da ESTeSC-IPC e nasceu durante a pandemia covi-19, no âmbito do plano de recuperação académica e resiliência emocional da escola.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

UpHill conecta registos de saúde na UE

A empresa portuguesa UpHill lidera o i2X, projeto europeu que conectará dados de saúde de 3 milhões de cidadãos em 12 países da UE. Com €8 milhões de financiamento, a iniciativa visa melhorar a qualidade dos cuidados médicos e a interoperabilidade dos registos eletrónicos.

Renato Nunes: “A Reabilitação Deve Estar na Primeira Linha dos Cuidados de Saúde”

Em entrevista ao HealthNews, Renato Nunes, médico fisiatra e presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Física e de Reabilitação, partilha a sua perspetiva sobre o Dia Mundial da Saúde, cujo tema este ano é “Inícios Saudáveis, Futuros Cheios de Esperança”. Renato Nunes aborda a importância da reabilitação médica na promoção do bem-estar e na qualidade de vida dos doentes, destacando a necessidade de uma abordagem integral e atempada nos cuidados de saúde, explorando o papel da reabilitação na recuperação, os desafios enfrentados pelos serviços de saúde e a relevância de políticas públicas que valorizem esta área essencial da medicina.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights