EMA pode emitir parecer sobre medicamento Xevudy dentro de dois meses

18 de Novembro 2021

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) anunciou hoje que começou a avaliar um pedido de autorização de comercialização do medicamento Xevudy para tratamento de adultos e adolescentes com covid-19 e poderá emitir um parecer no prazo de dois meses.

Em comunicado, a EMA adianta ter recebido um pedido de autorização de comercialização para o anticorpo monoclonal Xevudy da parte da farmacêutica britânica GlaxoSmithKline, que desenvolveu o medicamento em conjunto com a Vir Biotechnology, e explica que, em virtude de o comité de medicamentos humanos ter iniciado em maio passado um processo de revisão contínua do medicamento, avaliará os benefícios e riscos do mesmo “numa linha temporal reduzida e poderá emitir um parecer no prazo de dois meses”, caso os dados submetidos sejam “suficientemente robustos”.

O Xevudy destina-se ao tratamento “de adultos e adolescentes com covid-19 que não necessitam de oxigénio suplementar e que estão em risco acrescido de progredir para covid-19 grave”, sublinha a EMA, que atualmente está também a analisar a possível licença do medicamento Olumiant, autorizado para a artrite reumatoide, a ser usado no tratamento da covid-19 de pacientes hospitalizados que necessitam de oxigenoterapia.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Mónica Nave: “É muito importante conhecer as histórias familiares de doença oncológica”

No âmbito do Dia Mundial do Cancro do Ovário, a especialista em Oncologia, Mónica Nave, falou ao HealthNews sobre a gravidade da doença e a importância de conhecer histórias familiares de doença oncológica. Em entrevista, a médica abordou ainda alguns dos principais sintomas. De acordo com os dados da GLOBOCAN 2022, em Portugal foram diagnosticados 682 novos casos de cancro do ovário em 2022. No mesmo ano foi responsável por 472 mortes, colocando-o como o oitavo cancro mais mortal no sexo feminino.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights