relação entre a microbiota intestinal e o excesso de peso em debate no 25.º Congresso Português de Obesidade

19 de Novembro 2021

O papel da microbiota nas doenças não comunicáveis” é o tema de um webinar integrado no 25.º Congresso Português de Obesidade, que vai decorrer segunda-feira, 22 de novembro, às 21 horas, e que tem como oradora convidada Conceição Calhau, professora catedrática da NOVA Medical School

“O papel da microbiota nas doenças não comunicáveis” é o tema de um webinar integrado no 25.º Congresso Português de Obesidade, que vai decorrer segunda-feira, 22 de novembro, às 21 horas, e que tem como oradora convidada Conceição Calhau, professora catedrática da NOVA Medical School e investigadora do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde – CINTESIS.

Neste webinar, organizado pela Biocodex, a investigadora vai passar em revisão as atualidades científicas na área da microbiota intestinal, que vive um desenvolvimento exponencial, e revelar como algumas bactérias que habitam o nosso intestino podem ter um papel preponderante na prevenção e tratamento do excesso de peso e da obesidade, doenças que, no seu conjunto, afetam mais de metade da população portuguesa.

Conceição Calhau vai ainda abordar o papel da microbiota intestinal na gestão energética e na regulação do apetite, assim como a intervenção com probióticos no tratamento do excesso de peso.

O desequilíbrio da microbiota intestinal, ou seja, a disbiose, em doentes com excesso de peso e obesidade tem sido amplamente estudada nos últimos 15 anos. Está provado que a microbiota saudável é crucial na regulação de vários processos fisiológicos, entre eles os envolvidos no controlo do apetite.

Entre os fatores que podem levar a este desequilíbrio do ecossistema intestinal estão, por exemplo, os estilos de vida, a dieta, a atividade física, a exposição a medicamentos (antibióticos, por exemplo), o stresse e a qualidade do sono.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

IGAS processa Eurico Castro Alves

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) anunciou hoje ter instaurado em novembro de 2024 um processo ao diretor do departamento de cirurgia do Hospital Santo António, no Porto.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights