Fundação AstraZeneca e Sociedade Portuguesa de Oncologia distinguem projetos de investigação na área da imuno-oncologia

23 de Novembro 2021

Está aberto o período de candidaturas ao Prémio FAZ Ciência, uma iniciativa da Fundação AstraZeneca (FAZ) e da Sociedade Portuguesa de Oncologia (SPO) que distingue projetos de investigação na área da imuno-oncologia desenvolvidos em Portugal.

O valor da bolsa desta 4.ª edição ainda está por definir, mas a organização já revelou que será entre cinco e 35 mil euros, já que caberá à Comissão de Avaliação, em função das candidaturas apresentadas, decidir quando prémios serão atribuídos.

Ana Raimundo, presidente da SPO, comentou: “é com grande satisfação que continuamos a associar-nos a esta iniciativa e a premiar investigações nacionais. A ciência nacional merece ser distinguida e apoiada. Além disso, tudo o que possa contribuir para melhorarmos a resposta aos doentes oncológicos, seja com novas terapêuticas ou técnicas de diagnóstico, é também muito importante”.

“Estes prémios têm sido um contributo importante para o desenvolvimento e inovação na área da Imuno-Oncologia e é para nós importante continuarmos a ser este aliado da ciência nacional”, disse Rosário Trindade, presidente da Fundação AstraZeneca.

Os projetos serão analisados por uma Comissão de Avaliação composta por cinco especialistas na área da imuno-oncologia: Ana Raimundo, presidente da Sociedade Portuguesa de Oncologia; Bruno Silva-Santos, vice-diretor do Instituto de Medicina Molecular (IMM) da Universidade de Lisboa e professor associado da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; Cláudia Vieira, vogal da Sociedade Portuguesa de Oncologia e investigadora do Centro de Investigação do IPO do Porto; José Carlos Machado, vice-presidente do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (Ipatimup), e Nuno Bonito, vogal da Sociedade Portuguesa da Sociedade Portuguesa de Oncologia e coordenador da Equipa Multidisciplinar de Cancro Digestivo do IPO de Coimbra.

As candidaturas deverão ser enviadas por email para premiofazciencia@astrazeneca.com até 31 de janeiro. O regulamento está disponível no site da SPO (www.sponcologia.pt) e da Fundação AstraZeneca (www.astrazeneca.pt).

PR/HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Tratamento intensivo não reduz eventos cardiovasculares em mulheres

Um estudo apresentado no ACC.25 revelou que uma terapia intensiva com três medicamentos não reduziu significativamente os eventos cardiovasculares graves em mulheres com sintomas de isquemia sem obstruções nas artérias coronárias. A pesquisa pode orientar futuras estratégias para tratar esta condição prevalente.

A saúde eleitoral

Mário André Macedo
Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights