Cardiologistas partilham conhecimento sobre tratamento das lesões coronárias calcificadas

24 de Novembro 2021

A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) vai promover a iniciativa formativa "Day at the Cath Lab" (D@CL), sobre a temática “Lesões coronárias calcificadas”, no próximo dia 26 de novembro, no Hospital de Braga.

O objetivo deste evento é fomentar a aquisição e partilha de conhecimento entre os profissionais com interesse em lesões coronárias calcificadas, num ambiente informal, prático e de proximidade, como se de um dia normal no laboratório de hemodinâmica se tratasse, disse a Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular.

Segundo Jorge Marques, diretor do Serviço de Cardiologia do Hospital de Braga, o “recurso a uma técnica mais invasiva para tratamento das lesões coronárias calcificadas tem indicações muito específicas, que importa partilhar com os profissionais dos vários centros, de forma a garantir uma maior experiência de todos”.

“O grande desafio nesta área do tratamento de lesões complexas calcificadas é a seleção dos casos. Tratando-se de uma técnica mais invasiva, tem riscos acrescidos ainda que controlados e é, por isso, fundamental uma criteriosa seleção dos casos. Este D@CL será um dia de partilha de experiências entre profissionais de vários centros, baseada na discussão e intervenção sobre casos reais selecionados”, acrescentou.

Carlos Braga, cardiologista de intervenção e responsável pela organização do evento, explica: “As lesões coronárias severamente calcificadas constituem um dos principais desafios da Cardiologia de Intervenção, associando-se a maior risco de complicações imediatas, falhas mecânicas relacionadas com a implantação de stents e, consequentemente, piores resultados clínicos. Para garantir um bom resultado, a intervenção percutânea nas lesões calcificadas mais complexas exige frequentemente a utilização de diferentes modalidades de diagnóstico e terapêutica, o que torna este tema um excelente alvo para discussão de estratégias, partilha de experiências e interação entre os participantes da iniciativa D@CL”.

De acordo com o responsável pela iniciativa, “o D@CL pretende promover ações de formação práticas e dinâmicas, com o objetivo de adquirir ou partilhar conhecimento em procedimentos inovadores e complexos. É uma iniciativa que também permite aos cardiologistas de intervenção conhecerem o dia a dia de um laboratório de hemodinâmica do país, num ambiente informal, hands on e de proximidade”.

PR/HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Paula Martins de Jesus sobre o Prémio MSD de Investigação em Saúde: “Queremos fazer acontecer a Ciência”

Começa a contagem regressiva: o prazo para a submissão de candidaturas à sexta edição do Prémio MSD de Investigação em Saúde está a esgotar-se. Em entrevista ao HealthNews, a Diretora Médica da MSD Portugal realça a importância do Prémio, defendendo que os jovens médicos “são capazes de transformar o mundo”. Os projetos candidatos devem ser apresentados até dia 19 de maio, no site do Prémio MSD de Investigação em Saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights