Autarca de Viseu rejeita que mérito da construção do centro de radioterapia em Viseu seja do PS

25 de Novembro 2021

O presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, avisou esta quinta-feira que renunciará à liderança da Comunidade Intermunicipal se “alguém com poder de decisão” atribuir o mérito da construção do Centro de Ambulatório e Radioterapia ao socialista João Azevedo.

Durante a reunião pública de câmara, Fernando Ruas (PSD) salientou o empenho que quer a anterior presidência da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, quer a atual, tiveram para que o Centro Hospitalar Tondela Viseu possa avançar com uma candidatura a fundos do quadro comunitário em vigor que permita a construção do centro.

“Enquanto presidente da CIM, não admito que alguém venha usar esta prerrogativa da influência para dizer que é seu o mérito desta colocação”, disse Fernando Ruas.

Por isso, garantiu que, “se por acaso alguém com poder de decisão”, como a presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) ou a ministra da tutela, falar na influência do deputado parlamentar e vereador socialista João Azevedo no processo, fará, “nesse momento, a renúncia” ao lugar para o qual foi eleito por unanimidade na CIM.

Na semana passada, Fernando Ruas anunciou que pediu à presidente da CCDR para não deixar arrastar esta obra para o próximo quadro comunitário de apoio, o que levou os deputados do PS a reagir em comunicado, dizendo: “tudo fizemos desde o primeiro minuto, e só nós, para que este projeto fosse uma realidade para Viseu e para toda a região”.

Na reunião de câmara de hoje, o vereador João Azevedo (que encabeçou a lista do PS nas últimas autárquicas), afirmou que “não vale a pena reescrever a história, a história está escrita e bem escrita”.

“Eu tive a possibilidade de a acompanhar desde o início, assumo, é o que é, vale o que vale. Durante semanas e meses referi aquilo que estava a ser feito e felizmente para Viseu e para os viseenses isso vai acontecer”, frisou.

Fernando Ruas referiu que não admitiria estar a presidir uma CIM à qual “fossem subtraídos os poderes por qualquer tentativa de influência, seja ela legítima ou não”.

“As instituições devem funcionar independentemente de quem está em cada momento a assegurar a gestão quer do país, quer da região e é essa a nossa postura”, disse o autarca social-democrata, lembrando que “o período da campanha passou”.

Ruas sublinhou que “foram os autarcas todos (da CIM) que se disponibilizaram e decidiram, de uma forma corajosa, que o principal investimento que devia ser colocado a fundos comunitários” era o Centro de Ambulatório e Radioterapia e “tem que se lhes dar o mérito”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Confiança: o pilar da gestão de crises na Noruega

A confiança foi essencial na gestão da pandemia pela Noruega, segundo o professor Øyvind Ihlen. Estratégias como transparência, comunicação bidirecional e apelo à responsabilidade coletiva podem ser aplicadas em crises futuras, mas enfrentam desafios como polarização política e ceticismo.

Cortes de Ajuda Externa Aumentam Risco de Surto de Mpox em África

O corte drástico na ajuda externa ameaça provocar um surto massivo de mpox em África e além-fronteiras. Com sistemas de testagem fragilizados, menos de 25% dos casos suspeitos são confirmados, expondo milhões ao risco enquanto especialistas alertam para a necessidade urgente de políticas nacionais robustas.

Audição e Visão Saudáveis: Chave para o Envelhecimento Cognitivo

Um estudo da Universidade de Örebro revela que boa audição e visão podem melhorar as funções cognitivas em idosos, promovendo independência e qualidade de vida. Intervenções como aparelhos auditivos e cirurgias oculares podem retardar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.

Défice de Vitamina K Ligado a Declínio Cognitivo

Um estudo da Universidade Tufts revela que a deficiência de vitamina K pode intensificar a inflamação cerebral e reduzir a neurogénese no hipocampo, contribuindo para o declínio cognitivo com o envelhecimento. A investigação reforça a importância de uma dieta rica em vegetais verdes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights