Dez projetos na final do Concurso de Boas Práticas de Envelhecimento do Centro

29 de Novembro 2021

Dez projetos finalistas disputam este ano o Concurso de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável, devendo os vencedores ser conhecidos no dia 07 de dezembro, anunciou esta segunda-feira a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC).

“Foram admitidas a concurso 145 candidaturas, que traduzem uma grande diversidade institucional, temática e geográfica, sendo sete da categoria Conhecimento+, 40 da categoria Saúde+ e 98 da categoria Vida+”, afirma a CCDRC.

O organismo público presidido por Isabel Damasceno adianta que as candidaturas “foram promovidas por cerca de 123 entidades de 81 dos 100 municípios da região Centro”.

“Os vencedores serão revelados no 8.º Congresso Envelhecimento Ativo e Saudável, que decorrerá no dia 07 de dezembro de 2021, em Coimbra”, informa.

Com esta atividade, a CCDRC, “no contexto dos seus objetivos de desenvolvimento regional e valorização das dinâmicas territoriais, visa potenciar o reconhecimento e a divulgação dos projetos e iniciativas que promovem o envelhecimento ativo e saudável na região”.

Esta edição do concurso “apresenta a particularidade e a novidade de pretender também conhecer formas inovadoras de promover saúde e bem-estar, numa lógica de um envelhecimento ativo e saudável, induzidas ou implementadas no âmbito de todas as restrições decorrentes da pandemia” da Covid-19.

As boas práticas finalistas na categoria “Conhecimento+” são as seguintes: “Carrinho A-Mexer”, da Associação para a Educação e Valorização da Região de Aveiro, e “Walk-ID”, da Universidade de Aveiro (UA).

Os projetos “CENTR(AR): pulmões em andamento”, da UA, “Hospital amigo dos + velhos”, do Hospital Arcebispo João Crisóstomo, e “Mais Saúde no Trabalho”, da empresa Grestel – Produtos Cerâmicos, estão selecionados na categoria “Conhecimento+”.

A lista da categoria “Vida+” inclui cinco finalistas: “Aqui e acolá por onde andará? Maletas pedagógicas para trabalho com seniores”, da Câmara de Torres Vedras, “Maiores pela Janela”, da Câmara de Ílhavo, “Palco em Casa”, da Sociedade Artística Musical dos Pousos, “Projeto de Inovação Social Ombro Amigo”, da Fundação Agostinho Albano de Almeida, e “VirtuALL (Simbiose entre Inovação, Envelhecimento e Qualidade de Vida)”, da AD ELO – Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego.

O Concurso de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável é promovido pela CCDRC “em colaboração com os membros nucleares do consórcio Ageing@Coimbra: Universidade de Coimbra, Administração Regional de Saúde do Centro, Instituto Pedro Nunes, Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Câmara de Coimbra, Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e Cáritas Diocesana.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Promessas por cumprir: continua a falta serviços de reumatologia no SNS

“É urgente que sejam cumpridas as promessas já feitas de criar Serviços de Reumatologia em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde” e “concretizar a implementação da Rede de Reumatologia no seu todo”. O alerta foi dado pela presidente da Associação Nacional de Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R.) Arsisete Saraiva, na sessão de abertura das XXV Jornadas Científicas da ANDAR que decorreram recentemente em Lisboa.

Consignação do IRS a favor da LPCC tem impacto significativo na luta contra o cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a reforçar o apelo à consignação de 1% do IRS, através da campanha “A brincar, a brincar, pode ajudar a sério”, protagonizada pelo humorista e embaixador da instituição, Ricardo Araújo Pereira. Em 2024, o valor total consignado pelos contribuintes teve um impacto significativo no apoio prestado a doentes oncológicos e na luta contra o cancro em diversas áreas, representando cerca de 20% do orçamento da LPCC.

IQVIA e EMA unem forças para combater escassez de medicamentos na Europa

A IQVIA, um dos principais fornecedores globais de serviços de investigação clínica e inteligência em saúde, anunciou a assinatura de um contrato com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para fornecer acesso às suas bases de dados proprietárias de consumo de medicamentos. 

SMZS assina acordo com SCML que prevê aumentos de 7,5%

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) assinou um acordo de empresa com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que aplica um aumento salarial de 7,5% para os médicos e aprofunda a equiparação com a carreira médica no SNS.

“O que está a destruir as equipas não aparece nos relatórios (mas devia)”

André Marques
Estudante do 2º ano do Curso de Especialização em Administração Hospitalar da ENSP NOVA; Vogal do Empreendedorismo e Parcerias da Associação de Estudantes da ENSP NOVA (AEENSP-NOVA); Mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica; Enfermeiro especialista em Enfermagem Perioperatória na ULSEDV.

DGS Define Procedimentos para Nomeação de Autoridades de Saúde

A Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu uma orientação que estabelece procedimentos uniformes e centralizados para a nomeação de autoridades de saúde. Esta orientação é aplicável às Unidades Locais de Saúde (ULS) e aos Delegados de Saúde Regionais (DSR) e visa organizar de forma eficiente o processo de designação das autoridades de saúde, conforme estipulado no Decreto-Lei n.º 82/2009.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights