“Já temos os resultados de que precisamos para poder confirmar” que o caso suspeito detetado no sábado é, “garantidamente, da variante B.1.1.529”, anunciou o Ministério da Saúde.
As autoridades regionais de saúde tirolesas indicaram no sábado que suspeitavam de um caso de infeção pela variante Ómicron numa pessoa sem sintomas.
A Áustria fechou, na sexta-feira, as suas fronteiras a viajantes de sete países da África Austral na sequência da deteção, na África do Sul, da variante Ómicron do coronavírus SARS-CoV-2, que provoca a doença da Covid-19.
Esta variante apresenta um “risco muito alto” para a saúde, segundo alertou a Organização Mundial da Saúde (OMS), apesar de não lhe ter sido ainda atribuída “nenhuma morte”.
Segundo a OMS, podem ser necessárias algumas semanas para determinar as alterações provocadas pela Ómicron em termos de contágio e gravidade da doença, bem como as suas implicações para vacinas, testes e tratamentos.
A variante Ómicron já foi detetada em vários países, incluindo em Portugal.
O INSA (Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge) identificou em Portugal 13 casos associados à nova variante do coronavírus, foi hoje anunciado.
LUSA/HN
0 Comments