IPO do Porto lança podcast para ajudar doentes a viver com o cancro

3 de Dezembro 2021

O Instituto Português de Oncologia do Porto lança esta sexta-feira o primeiro de sete episódios do podcast ‘Cancro Sem Temor’, iniciativa que visa ajudar os doentes a viver com esta doença, fazendo-os ver que “não estão sozinhos”, revelou a responsável.

Dividido em sete episódios, o podcast ‘Cancro Sem Temor’ pretende “realçar a importância de aprender a viver com cancro e desmistificar conceitos e ideias sobre esta vivência”, revelou, em declarações à Lusa, a mentora do projeto e médica oncologista no IPO do Porto, Susana Sousa.

“Os episódios abordam temas bastante importantes sobre o cancro. Para quem está em casa, no carro ou até a fazer os tratamentos, podem ouvir, refletir e reconhecer muito do que ouvem nelas próprias”, disse.

Em cada episódio, que dura entre 30 minutos a uma hora, participam vários intervenientes, desde logo, os próprios doentes, mas também os seus familiares, profissionais de saúde e outros especialistas.

Conduzidos por uma jornalista, os episódios pretendem fazer ver aos doentes com cancro que “não estão sozinhos”, nem nas suas ideias, nem sofrimentos ou perspetivas.

“A perspetiva é sempre esta: É possível viver com esta doença, arranjar mecanismos e ouvir os outros doentes e profissionais que lidam com isto todos os dias”, acrescentou a médica.

O primeiro episódio do podcast, intitulado ‘Cancro tal qual começou’ e lançado hoje, aborda o surgimento da doença na vida das pessoas, a sua adaptação, bem como a influencia que teve no seu quotidiano e na gestão de emoções. Este episódio conta com o testemunho de um doente, a sua filha e uma psicóloga.

Direitos, ensaios clínicos, benefícios e até a morte são alguns dos temas que os restantes episódios abordam, tendo em vista, “preencher lacunas e falar coisas práticas que escapam no dia-a-dia”.

O podcast ‘Cancro Sem Temor’ ficará disponível na plataforma Youtube, prevendo-se que os episódios sejam lançados de 15 em 15 dias, à exceção da época natalícia.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Confiança: o pilar da gestão de crises na Noruega

A confiança foi essencial na gestão da pandemia pela Noruega, segundo o professor Øyvind Ihlen. Estratégias como transparência, comunicação bidirecional e apelo à responsabilidade coletiva podem ser aplicadas em crises futuras, mas enfrentam desafios como polarização política e ceticismo.

Cortes de Ajuda Externa Aumentam Risco de Surto de Mpox em África

O corte drástico na ajuda externa ameaça provocar um surto massivo de mpox em África e além-fronteiras. Com sistemas de testagem fragilizados, menos de 25% dos casos suspeitos são confirmados, expondo milhões ao risco enquanto especialistas alertam para a necessidade urgente de políticas nacionais robustas.

Audição e Visão Saudáveis: Chave para o Envelhecimento Cognitivo

Um estudo da Universidade de Örebro revela que boa audição e visão podem melhorar as funções cognitivas em idosos, promovendo independência e qualidade de vida. Intervenções como aparelhos auditivos e cirurgias oculares podem retardar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.

Défice de Vitamina K Ligado a Declínio Cognitivo

Um estudo da Universidade Tufts revela que a deficiência de vitamina K pode intensificar a inflamação cerebral e reduzir a neurogénese no hipocampo, contribuindo para o declínio cognitivo com o envelhecimento. A investigação reforça a importância de uma dieta rica em vegetais verdes.

Regresso de cirurgiões garante estabilidade no hospital Fernando Fonseca

O Serviço de Cirurgia Geral do Hospital Fernando Fonseca entra num novo ciclo de estabilidade com o regresso de quatro cirurgiões experientes, incluindo o antigo diretor. A medida, apoiada pelo Ministério da Saúde, visa responder às necessidades de 600 mil utentes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights