Ervas aromáticas e especiarias ajudam a baixar a pressão arterial

10 de Dezembro 2021

Usar ervas aromáticas e especiarias na confeção da alimentação traz novos sabores e aromas aos pratos e ainda ajuda a reduzir a pressão arterial. Esta é a conclusão de um estudo norte-americano publicado no “The American Journal of Clinical Nutrition”.

O  facto não é completamente novo. Médicos e nutricionistas já indicavam o uso de temperos naturais em pessoas com hipertensão pelo simples facto de servirem como ótimos substitutos para o sal. É que o consumo excessivo de sódio (mineral abundante no sal de cozinha) é um dos comportamentos de risco para a pressão arterial elevada.

No estudo participaram 71 pessoas com fatores de risco para doenças cardíacas. Todos testaram três níveis de consumo de ervas aromáticas e especiarias: baixo (0,5 gramas), moderado (3,2 gramas) e alto (6,5 gramas). Cada intervenção durou quatro semanas. Foram recolhidas amostras de sangue no início e no final desses períodos.

As doses incluíam uma mistura de 24 ervas aromáticas e especiarias diferentes, desde manjericão e tomilho à canela e açafrão. Os cientistas observaram que, depois de utilizar a quantidade mais elevada de ervas aromáticas e especiarias as pessoas apresentaram uma tendência de melhoria da pressão arterial em comparação com as dosagens mais baixas.

O estudo ainda tem algumas limitações, porque não observou a saúde das pessoas a longo prazo e não mostra detalhadamente as propriedades de algumas especiarias.

Os investigadores entendem que as ervas também servem de substitutas para o açúcar e a gordura saturada, dois ingredientes cujo abuso ameaça o coração. A canela, por exemplo, é uma opção que pode ser usada em doces e salgados. 

Penny Kris-Etherton, uma das autoras deste estudo da Universidade da Pensilvânia, referiu que “de facto, os efeitos de diminuição da pressão arterial de ervas aromáticas e especiarias numa dieta ocidental média foram surpreendentes para mim”.

“Nós [já sabemos] sobre os efeitos de muitos fatores do estilo de vida, especialmente fatores dietéticos, que podem aumentar a pressão arterial – como o sódio, o álcool e a cafeína – e outros que podem diminuir a pressão arterial, como o potássio, o magnésio e o cálcio, […] perda de peso, atividade física, e algumas vitaminas, incluindo o folato e a vitamina D quando a ingestão é baixa, mas os efeitos de diminuição da pressão arterial de ervas aromáticas e especiarias são algo novo!”

“Em termos de ervas e especiarias”, continuou, “não houve um ensaio clínico que mostrasse os benefícios na diminuição da pressão arterial até ao nosso estudo”.


0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

IPO Lisboa nomeia Graça Freitas provedora do utente

A presidente do conselho de administração do Instituto Português de Oncologia de Lisboa (IPO Lisboa), Eva Falcão, anunciou hoje que a antiga diretora-geral da Saúde Graça Freitas vai ser a provedora do utente daquela unidade hospitalar

Psicólogos escolhem hoje novo bastonário

Mais de 21 mil psicólogos elegem hoje um novo bastonário, numas eleições que contam com três candidatos ao cargo desempenhado desde dezembro de 2016 por Francisco Miranda Rodrigues, que não concorre a um novo mandato.

MAIS LIDAS

Share This