Madeira reforça capacidade de arquivo do Laboratório de Patologia Clínica

11 de Dezembro 2021

O Serviço de Saúde da Madeira (Sesaram) atualizou o equipamento de análises do Laboratório de Patologia Clínica, aumentando a capacidade de arquivo de 6.000 para 13.000 amostras, indicou este sábado o Governo Regional.

“A tecnologia instalada é de ponta, é o que há de mais recente em automatização de laboratórios e este novo equipamento permite diminuir, numa percentagem muito elevada, o erro humano, dado que as amostras para analisar só são admitidas já com o respetivo código de barras”, esclarece a diretora de serviço, Graça Andrade, citada em comunicado.

O equipamento foi instalado pela companhia Roche e consiste num “sistema totalmente automático e inteligente” que processa todas as amostras desde a área pré-analítica até à fase pós-analítica.

“É um sistema com uma capacidade de produção de até 10.000 testes/hora”, explica Rui Pedro Martins, responsável da Roche, no mesmo comunicado.

E reforça: “Estamos a falar de uma redução de contacto com as amostras, aumentar uma capacidade de resposta, o que vai consequentemente trazer um aumento de qualidade dos resultados e também uma redução da despesa com a produção.”

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights