Madeira reforça capacidade de arquivo do Laboratório de Patologia Clínica

11 de Dezembro 2021

O Serviço de Saúde da Madeira (Sesaram) atualizou o equipamento de análises do Laboratório de Patologia Clínica, aumentando a capacidade de arquivo de 6.000 para 13.000 amostras, indicou este sábado o Governo Regional.

“A tecnologia instalada é de ponta, é o que há de mais recente em automatização de laboratórios e este novo equipamento permite diminuir, numa percentagem muito elevada, o erro humano, dado que as amostras para analisar só são admitidas já com o respetivo código de barras”, esclarece a diretora de serviço, Graça Andrade, citada em comunicado.

O equipamento foi instalado pela companhia Roche e consiste num “sistema totalmente automático e inteligente” que processa todas as amostras desde a área pré-analítica até à fase pós-analítica.

“É um sistema com uma capacidade de produção de até 10.000 testes/hora”, explica Rui Pedro Martins, responsável da Roche, no mesmo comunicado.

E reforça: “Estamos a falar de uma redução de contacto com as amostras, aumentar uma capacidade de resposta, o que vai consequentemente trazer um aumento de qualidade dos resultados e também uma redução da despesa com a produção.”

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Secretária de Estado visita ULS Coimbra e valida plano de inverno

A Secretária de Estado da Saúde, Ana Povo, visitou hoje a ULS de Coimbra, onde conheceu as obras de requalificação da urgência e o plano de contingência para o inverno 2024/2025, que já apresenta resultados positivos na redução de afluência

Violência doméstica: Cova da Beira apoiou 334 vítimas

O Gabinete de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica e de Género da Cova da Beira acompanhou, este ano, 233 casos de adultos na Covilhã, Fundão e Belmonte, e 101 crianças e jovens, num total de 334 pessoas.

MAIS LIDAS

Share This