Lacuna na lei impede que cerca de 100 farmacêuticos acedam à carreira no SNS

15 de Dezembro 2021

Uma lacuna legislativa está a impedir que cerca de 100 farmacêuticos especialistas em farmácia hospitalar acedam à carreira no Serviço Nacional de Saúde, denunciou na terça-feira a ordem profissional, que exigiu que o atual Governo resolva a situação.

“Se isso não for resolvido, saem do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e vão para o privado que está de braços abertos para estas pessoas que já têm uma formação de quatro anos altamente especializada”, alertou a bastonária da Ordem dos Farmacêuticos (OF).

Ana Paula Martins adiantou à Lusa que em causa está uma lacuna legislativa que faz com que os farmacêuticos especialistas em farmácia hospitalar, mas também alguns da área de análises clínicas, não tenham acesso à sua carreira no SNS, através do reconhecimento dos seus títulos por parte do Ministério da Saúde.

“Houve uma lacuna na lei e todos pensámos que era uma coisa que se resolvia com alguma facilidade, porque é tão-somente a alteração do artigo 18º da carreira farmacêutica”, explicou a bastonária.

Segundo Ana Paula Martins, esta situação prolonga-se já há vários meses, período durante o qual decorreram várias reuniões com o ministério da Saúde, que “teve sempre muita abertura” para esta situação.

“Desde daí, as coisas estão penduradas no Ministério das Finanças”, avançou a bastonária, ao adiantar que o atual Governo deve resolver esta omissão que se verifica na legislação.

“Isto não é uma nova carreira ou um novo investimento, mas sim uma correção de uma injustiça que se, não for resolvida, atira com mais de 100 profissionais farmacêuticos para fora do sistema”, alertou.

Atualmente, a profissão regista 3.361 farmacêuticos especialistas, com os colégios de especialidade de análises clínicas (937), farmácia comunitária (934) e farmácia hospitalar (933) a apresentar maior representatividade.

Indústria farmacêutica (390), genética humana (221) e assuntos regulamentares (167) completam as seis especialidades farmacêuticas atribuídas pela OF, que ontem entregou o título de especialidade a mais 199 farmacêuticos especialistas numa cerimónia realizada em Lisboa.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

SPAIC certifica unidades de asma grave em Portugal

A Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) lançou o “Guia para a Certificação de Unidades de Asma Grave”, visando reconhecer oficialmente centros especializados na abordagem da asma grave. Em Portugal, 5% dos adultos com asma enfrentam esta condição debilitante.

O que a escola sabe, a saúde precisa de conhecer

Sérgio Bruno dos Santos Sousa
Mestre em Saúde Pública
Enfermeiro Especialista de Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública na ULSM
Gestor Local do Programa de Saúde Escolar na ULSM
ORCID

Cristo Rei ilumina-se de azul no Dia Mundial da Doença de Parkinson

No próximo dia 11 de abril, o Cristo Rei será iluminado de azul em Almada como parte da iniciativa global Spark the Night, que visa aumentar a consciencialização sobre a Doença de Parkinson. Este movimento simboliza apoio aos milhões de pessoas afetadas pela condição neurodegenerativa.

Conferência Sustentabilidade em Saúde regressa ao CCB

No dia 1 de julho, entre as 09h00 e as 13h00, o Centro Cultural de Belém acolhe a 13ª Conferência Sustentabilidade em Saúde. Organizada pela AbbVie e o Expresso, o evento apresentará o Índice Saúde Sustentável e discutirá o impacto da inteligência artificial na saúde.

Update em Medicina 2025: Inscrições Encerram a 18 de Abril

As inscrições para o Update em Medicina 2025 terminam a 18 de abril. O evento decorre de 30 de abril a 2 de maio no Convento de São Francisco, em Coimbra, com um formato híbrido que combina sessões presenciais e online, abrangendo temas essenciais da prática clínica.

ULS Coimbra anuncia projetos vencedores do INTEGRAR+COIMBRA

No Dia Mundial da Saúde, a Unidade Local de Saúde de Coimbra revelou os projetos vencedores da segunda edição do Programa INTEGRAR+COIMBRA: um percurso clínico integrado para a obesidade e um programa de diagnóstico precoce de tumores malignos do ovário, promovendo cuidados centrados no utente.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights