Sala de Brincar Ronald McDonald na nova ala pediátrica do Hospital de São João

20 de Dezembro 2021

A Sala de Brincar Ronald McDonald, uma zona lúdica para crianças e pais integrada na nova ala pediátrica do Centro Hospitalar Universitário de São João, no Porto, abriu no passado dia 13 de dezembro.

A Fundação Infantil Ronald McDonald (FIRM) é a principal parceira do Hospital São João na dinamização e operacionalização da nova Sala de Brincar Ronald McDonald, projeto que vai permitir apoiar, por ano, cerca de 3.000 crianças e respetivas famílias.

Desenvolvido em parceria com o Centro Hospitalar de São João, o novo projeto da Sala de Brincar Ronald McDonald surge para transformar e melhorar a experiência hospitalar de crianças em internamento hospitalar e suas famílias, ao proporcionar-lhes um espaço único e diferenciador, dinamizado com diversos espaços e atividades lúdicas e de relaxamento. Destinada a pais e crianças internadas nos vários serviços da nova ala pediátrica do Hospital São João, a Sala de Brincar Ronald McDonald visa promover o bem-estar emocional das famílias e oferecer-lhes o maior conforto possível para enfrentar os momentos mais difíceis.

A operacionalização de cada uma das zonas da Sala de Brincar Ronald McDonald – o maior espaço lúdico dedicado à criança e família dentro de um hospital em Portugal – será da responsabilidade da FIRM, com o apoio de cerca de 150 voluntários para desenvolver atividades capazes de fomentar o desenvolvimento cognitivo, motor e social das crianças.

Com o objetivo de transportar crianças e pais para um ambiente estimulante e positivo, a Sala de Brincar Ronald McDonald é composta por sete zonas distintas, que permitem materializar o conceito de Family Centered Care e zelar pelo conforto e cuidado da família e da criança.

Para além de uma zona exclusiva para pais, com acesso a copa para aquecer refeições, televisão e locais de descanso, a Fundação apresenta ainda uma sala Snoezelen no local. Esta zona de relaxamento multissensorial permite contribuir para a redução de stress e da ansiedade de pais e crianças ao combinar aromas, cores, imagens, música suave, massagens e colunas de água, o que ajudará na melhoria da qualidade do sono e na transformação da experiência hospitalar.

A Sala de Brincar Ronald McDonald dispõe de diferentes zonas dedicadas a atividades de diversão – zona de brincadeira e pintura, com jogos virtuais e cinema, destacando-se ainda uma biblioteca e ludoteca com centenas livros e jogos didáticos -, mas também se procura a manutenção de rotinas de estudo – na zona de apoio ao estudo que conta com professores no local e aulas interativas. Há ainda uma zona dedicada à promoção do exercício físico.

Com a inauguração da Sala de Brincar Ronald McDonald, também o apoio prestado pela Casa Ronald McDonald do Porto será amplificado. Situada a poucos metros da Sala de Brincar Ronald McDonald, a Casa irá alargar o apoio às famílias da ala pediátrica para que estas possam usufruir dos seus serviços: utilizar a lavandaria, aquecer uma refeição, relaxar e participar nas atividades promovidas pelos voluntários – massagens de relaxamento, cabeleiro ou meditação, por exemplo.

A parceria entre a Fundação Infantil Ronald McDonald e o Centro Hospitalar Universitário de São João reiterou-se em 2013, com a inauguração da Casa Ronald McDonald do Porto. Esta “casa longe casa” funciona como um segundo lar ao acolher, de forma gratuita, os familiares das crianças que se deslocam da sua residência habitual para receber tratamento no Centro Hospitalar S. João ou no IPO-Porto. Já acolheu mais de 690 famílias.

“Inauguramos este espaço com uma imensa alegria por sabermos que este projeto vai fazer a diferença na vida de muitas famílias e crianças, não só ao ajudá-las a ultrapassar o período de tratamento no Hospital, como também ao proporcionar a criação de boas memórias, capazes de reduzir o stress pós-traumático da passagem pelo hospital. Na nossa perspetiva, a nova Sala de Brincar Ronald McDonald é a uma extensão necessária dos serviços hospitalares, e será certamente muito valorizada pelos pais e crianças acompanhadas pela Ala Pediátrica do Hospital São João”, disse Gonçalo Barata, diretor executivo da Fundação Infantil Ronald McDonald.

“Para a Fundação Infantil Ronald McDonald, para além de termos equipado esta sala, é um orgulho poder contribuir para a melhoria do serviço hospitalar no Porto ao operacionalizar, dinamizar e humanizar a Sala de Brincar Ronald McDonald, a convite do nosso parceiro de longa data, o Centro Hospitalar Universitário de São João. Com este projeto, e em linha com os objetivos delineados pela Ronald McDonald House Charities, a Fundação Infantil Ronald McDonald pretende aumentar o acesso a cuidados de saúde de qualidade, envolvendo toda a família no tratamento”, concluiu.

PR/HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Secretária de Estado visita ULS Coimbra e valida plano de inverno

A Secretária de Estado da Saúde, Ana Povo, visitou hoje a ULS de Coimbra, onde conheceu as obras de requalificação da urgência e o plano de contingência para o inverno 2024/2025, que já apresenta resultados positivos na redução de afluência

Violência doméstica: Cova da Beira apoiou 334 vítimas

O Gabinete de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica e de Género da Cova da Beira acompanhou, este ano, 233 casos de adultos na Covilhã, Fundão e Belmonte, e 101 crianças e jovens, num total de 334 pessoas.

MAIS LIDAS

Share This