Colômbia com 409 feridos por dispositivos pirotécnicos durante época de Natal

26 de Dezembro 2021

A Colômbia registou 409 feridos por dispositivos pirotécnicos durante este mês, nas celebrações desta quadra festiva, um aumento de 21,36% em relação aos 337 casos no mesmo período em 2020, informou na sexta-feira o Instituto Nacional de Saúde.

Destas 409 pessoas, 264 são adultos e 145 menores, indicou o instituto, citado hoje pela EFE, acrescentando que foram registadas ainda duas mortes.

Quanto ao tipo de lesões, 89,7% correspondem a queimaduras, 62,6% a lacerações, 24,2% a contusões, 8,6% a amputações, 8,1% a lesões oculares e 2,9% a lesões auditivas.

Em 67% dos casos as lesões aconteceram por manipulação dos dispositivos pirotécnicos e em 25,2% por observação.

Os locais com mais casos registados são Antioquia e Valle del Cauca, com 44 cada, seguidos de Bogotá e Cauca (34), Tolima (27), Narino (22), Córdoba (19) e Atlántico (18).

NR/HN/LUSA

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

“O que está a destruir as equipas não aparece nos relatórios (mas devia)”

André Marques
Estudante do 2º ano do Curso de Especialização em Administração Hospitalar da ENSP NOVA; Vogal do Empreendedorismo e Parcerias da Associação de Estudantes da ENSP NOVA (AEENSP-NOVA); Mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica; Enfermeiro especialista em Enfermagem Perioperatória na ULSEDV.

DGS Define Procedimentos para Nomeação de Autoridades de Saúde

A Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu uma orientação que estabelece procedimentos uniformes e centralizados para a nomeação de autoridades de saúde. Esta orientação é aplicável às Unidades Locais de Saúde (ULS) e aos Delegados de Saúde Regionais (DSR) e visa organizar de forma eficiente o processo de designação das autoridades de saúde, conforme estipulado no Decreto-Lei n.º 82/2009.

Ana Santos Almeida: ‘avançar na promoção da saúde da mulher

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, a Professora Ana Santos Almeida revela como o projeto AGEWISE revoluciona a compreensão da menopausa, explorando a interação entre o microbioma intestinal e as hormonas sexuais. Com o uso de Inteligência Artificial, o projeto promove intervenções personalizadas para melhorar a saúde das mulheres durante o envelhecimento.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights