Deputados da Madeira obrigados a usar máscara durante as intervenções

4 de Janeiro 2022

Os deputados da Assembleia Legislativa da Madeira passam a ter a obrigatoriedade de usar máscara durante as intervenções que efetuarem a partir das suas bancadas no hemiciclo, determinou esta terça-feira a Conferência de Representantes dos Partidos.

A decisão foi comunicada pelo presidente do parlamento madeirense, após a reunião destes representantes.

“As novas circunstâncias da crise sanitária, com o aumento de contágios [de Covid-19], levaram à restrição de algumas medidas que tinham sido aliviadas em termos de funcionamento do plenário”, justificou José Manuel Rodrigues.

O responsável adiantou que a única exceção no uso da máscara é quando o deputado estiver a discursar a partir do púlpito.

José Manuel Rodrigues referiu que esta obrigatoriedade de uso de máscara durante as intervenções não se aplica aos membros do Governo Regional no hemiciclo, porque está assegurado o “distanciamento suficiente” entre a bancada reservada ao executivo e as dos restantes grupos parlamentares.

Nesta reunião, os representantes dos partidos decidiram realizar o debate potestativo proposto pelo JPP, sobre os ‘assuntos pendentes do Governo Regional para com a população da Madeira e do Porto Santo’, “que aguarda pela disponibilidade da agenda do Governo para a sua realização”, referiu.

De acordo com os últimos dados divulgados na segunda-feira pela Direção Regional de Saúde, a Madeira registou 1.043 novos casos de Covid-19 e tem atualmente 6.308 casos ativos de infeção por SARS-CoV-2.

A Covid-19 provocou 5.441.446 mortes em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da Agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 19.000 pessoas e foram contabilizados 1.434.570 casos de infeção, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Confiança: o pilar da gestão de crises na Noruega

A confiança foi essencial na gestão da pandemia pela Noruega, segundo o professor Øyvind Ihlen. Estratégias como transparência, comunicação bidirecional e apelo à responsabilidade coletiva podem ser aplicadas em crises futuras, mas enfrentam desafios como polarização política e ceticismo.

Cortes de Ajuda Externa Aumentam Risco de Surto de Mpox em África

O corte drástico na ajuda externa ameaça provocar um surto massivo de mpox em África e além-fronteiras. Com sistemas de testagem fragilizados, menos de 25% dos casos suspeitos são confirmados, expondo milhões ao risco enquanto especialistas alertam para a necessidade urgente de políticas nacionais robustas.

Audição e Visão Saudáveis: Chave para o Envelhecimento Cognitivo

Um estudo da Universidade de Örebro revela que boa audição e visão podem melhorar as funções cognitivas em idosos, promovendo independência e qualidade de vida. Intervenções como aparelhos auditivos e cirurgias oculares podem retardar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.

Défice de Vitamina K Ligado a Declínio Cognitivo

Um estudo da Universidade Tufts revela que a deficiência de vitamina K pode intensificar a inflamação cerebral e reduzir a neurogénese no hipocampo, contribuindo para o declínio cognitivo com o envelhecimento. A investigação reforça a importância de uma dieta rica em vegetais verdes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights