Destruídos cerca de 800 ninhos de vespa asiática em Fafe em 2021

6 de Janeiro 2022

Cerca de 800 ninhos de vespa asiática foram eliminados em 2021 no concelho de Fafe, no distrito de Braga, número superior ao de anos anteriores, informou esta quinta-feira a câmara municipal.

A autarquia informa que foram sinalizados 1.174 ninhos, 269 dos quais foram destruídos por queima e 528 inoculados com inseticida.

A partir de agosto de 2021, foi adotada uma nova metodologia de intervenção nos ninhos, que passou a realizar-se através da aplicação de inseticida, abdicando-se do processo de queima.

“Foi possível aumentar a capacidade, rapidez e eficácia das intervenções e corresponder ao volume de comunicações de ninhos”, lê-se na informação do município.

Até ao final de janeiro, acrescenta-se, a plataforma de comunicação de ninhos de vespa asiática está temporariamente encerrada, mas as equipas de intervenção mantêm-se operacionais, “para casos de resolução urgente”.

 Os primeiros indícios da presença da espécie em Portugal surgiram em 2011, mas a situação só se agravou a partir do final do ano seguinte.

A vespa velutina é uma espécie asiática com uma área de distribuição natural pelas regiões tropicais e subtropicais do Norte da Índia ao leste da China, Indochina e ao arquipélago da Indonésia.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Portugal tem101 médicos especializados em cuidados a idosos

Portugal conta com 101 médicos geriatras especializados em cuidados a idosos, segundo a Ordem dos Médicos, uma especialidade médica criada no país há dez anos mas cada vez com maior procura devido ao envelhecimento da população.

Mudanças de comportamento nos idosos podem indiciar patologias

Mudanças de comportamento em idosos, como isolar-se ou não querer comer, são sinais a que as famílias devem estar atentas porque podem indiciar patologias cujo desenvolvimento pode ser contrariado, alertam médicos geriatras.

MAIS LIDAS

Share This