Em comunicado, a Câmara do Porto revela hoje que os centros de testagem nas duas praças da cidade vão a partir de hoje e até dia 13 de janeiro, funcionar até às 22:00 de quinta-feira a sábado.
Até agora abertos até às 24:00, os laboratórios (Germano de Sousa e Unilabs) vão ajustar os horários, uma vez que “a procura pelos serviços vem diminuindo desde o final da quadra festiva”.
O centro de testagem à Covid-19 do laboratório Germano de Sousa instalado na Trindade vai também reduzir o horário de encerramento, passando das 24:00 para as 22:00 às sextas-feiras e sábados.
Numa nota publicada no seu ‘site’, a Câmara do Porto revelou na terça-feira que entre os dias 07 e 31 de dezembro foram realizados um total de 92.803 testes de antigénio nos 18 centros de testagem.
O número de testes de despiste à Covid-19 feitos até então justificou o prolongamento da medida, estando disponíveis durante este mês mais 100 mil testes gratuitos a toda a população naqueles locais.
A medida já tinha sido anunciada a 29 de dezembro pela vereadora com o pelouro da Educação, Juventude e Desporto, Catarina Araújo, que à Lusa explicou que a decisão foi tomada “com base no número de testes realizados”.
Na base da decisão esteve também “o número de casos diários que estão a ser noticiados” e a “indicação de que, infelizmente, se vão manter em crescendo”
Os testes “não incluem os seis grátis que o Governo disponibiliza por mês” e destinam-se a toda a população, seja ou não residente no Porto.
Atualmente, estão em funcionamento 18 centros de testagem assegurados pela Câmara do Porto, seis por cada um dos três laboratórios com que o município estabeleceu contratos (Germano de Sousa, Unilabs e POC Medical Care).
Os pontos de testagem estão na zona da Ribeira, na Baixa e no Parque da Cidade, entre outros locais, estando a sua localização e os seus horários disponíveis na página da Internet da autarquia.
A Covid-19 provocou 5.456.207 mortes em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.
Em Portugal, desde março de 2020, morreram 19.054 pessoas e foram contabilizados 1.539.050 casos de infeção, segundo a última atualização da Direção-Geral da Saúde.
LUSA/HN
0 Comments