Intervenção testada aumenta quantidade de utentes rastreados e aconselhados sobre o seu consumo de álcool

7 de Janeiro 2022

Um estudo experimental realizado em Portugal mostra que a intervenção testada aumentou significativamente a quantidade de utentes rastreados e aconselhados sobre o seu consumo de álcool. Estima-se que a nível nacional o consumo de álcool seja a terceira causa de morte prematura.

O estudo publicado na revista Addiction, uma das mais prestigiadas na área dos comportamentos aditivos, contou com a intervenção de mais de oito mil pacientes. Segundo os autores da investigação, o principal objetivo seria testar a eficácia da implementação de um programa de rastreio e de intervenções breves na redução do consumo de álcool.

O estudo titulado “Efficacy of a theory-driven program to implement alcohol screening and brief interventions in primary health care: A cluster randomized controlled trial” contou com a participação de vários investigadores das Universidades de Lisboa, Cambridge, Stirling, Sheffield e Católica de Louvain.

Este estudo experimental realizado no Agrupamento de Centros de Saúde Dão-Lafões revela dados promissores sobre a redução do consumo de álcool através de triagens e breves intervenções por parte dos cuidados de saúde primários.

De acordo com os autores, a implementação de um programa de triagem e intervenções breves teve um efeito significativo na quantidade de doentes rastreados e aconselhados sobre o seu consumo de álcool, comparativamente com as práticas de controle no acompanhamento de 12 meses.

A investigação contou com a participação de 12 unidades de cuidados de saúde primários. Mais de 80% participantes  eram mulheres.

Ver estudo: https://doi.org/10.1111/add.15782

 

HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Urgência noturna de oftalmologia em Lisboa devia ser distribuída

A responsável de oftalmologia do Hospital São José defendeu que a urgência noturna na região de Lisboa devia ser distribuída por todos os especialistas de “forma harmónica” para evitar injustiças e permitir aos hospitais captar mais profissionais.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights