Estudo associa iogurte à diminuição da PA em hipertensos

11 de Janeiro 2022

Uma dose diária de iogurte pode ser benéfica para pessoas com hipertensão, de acordo com uma nova pesquisa da Universidade do Sul da Austrália (UniSA).

Uma dose diária de iogurte pode ser benéfica para pessoas com hipertensão, de acordo com uma nova pesquisa da Universidade do Sul da Austrália (UniSA).

Realizado em parceria com a Universidade do Maine, o estudo analisou as associações entre ingestão de iogurte, pressão arterial e fatores de risco cardiovascular, descobrindo que o iogurte está associado à diminuição da pressão arterial nas pessoas com hipertensão.

Alexandra Wade, investigadora da UniSA, diz que  este estudo fornece novas evidências que relacionam o iogurte com resultados positivos de pressão arterial para hipertensos.

“Alimentos lácteos, especialmente iogurte, podem ser capazes de reduzir a pressão arterial. Isto porque os alimentos lácteos contêm uma gama de micronutrientes, incluindo cálcio, magnésio e potássio,  envolvidos na regulação da pressão arterial”, explicou. 

“O iogurte é especialmente interessante porque também contém bactérias que promovem a libertação de proteínas que reduzem a pressão arterial. Este estudo mostrou que para pessoas com pressão arterial elevada, mesmo pequenas quantidades de iogurte estavam associadas à diminuição da pressão arterial. E para aqueles que consumiam iogurte regularmente, os resultados foram ainda mais fortes, com leituras de pressão arterial quase sete pontos menores do que aqueles que não consumiam iogurte.”

O estudo abrangeu 915 adultos. O consumo habitual de iogurte foi medido através de um questionário alimentar. A pressão arterial elevada foi definida como sendo maior ou igual a 140/90 mmHg (a pressão arterial normal é igual ou inferior a 120/80 mmHg).

Os investigadores referem que futuros estudos observacionais e de intervenção devem continuar a concentrar-se em indivíduos de risco para verificar os benefícios potenciais do iogurte.

Mais informação em: 

Wade, A.T., et al. (2021) Higher yogurt intake is associated with lower blood pressure in hypertensive individuals: Cross-sectional findings from the Maine–Syracuse longitudinal study. International Dairy Journal. doi.org/10.1016/j.idairyj.2021.105159.

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights