Ribau Esteves falava no período de antes da ordem do dia da reunião pública da câmara, dizendo esperar que, ainda durante o mês de janeiro, possa ser ativada uma nova instalação como centro de vacinação.
De acordo com o autarca, o novo centro já está a ser montado e terá “as devidas condições, com a característica nova de ficar reservado para ser mantido com esse fim enquanto for necessário”.
“É um espaço que não tem conflitos de interesses, quer dizer, não precisamos de fazer lá a Feira de Março”, referiu, aludindo ao Parque de Feiras e Exposições onde funcionou anteriormente o centro de vacinação.
O novo local, salientou, “é uma instalação que ficará reservada com uso exclusivo e no tempo que seja necessário”, lembrando que a responsabilidade pelos centros de vacinação cabe ao Ministério da Saúde.
“Como sempre, a Câmara Municipal de Aveiro assume-se como parceiro do Ministério da Saúde, membro da equipa neste combate, ativando o espaço A ou B conforme for entendido como necessário”, disse, reiterando a total disponibilidade para colaborar com o Ministério da Saúde, que “é quem gere o processo de vacinação”.
“Nos próximos dias estaremos com o Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Vouga a anunciar o local do novo centro de vacinação, que terá uma equipa de enfermeiros a trabalhar em exclusividade de funções, numa decisão do Ministério da Saúde que saudamos”, acrescentou.
Desde que foi encerrado o centro de vacinação no Parque de Feiras e Exposições, as vacinas contra a COVID-19 têm sido ministradas no Centro de Saúde de Aveiro, gerando longas filas no exterior e manifestações de desagrado de vários utentes.
Manuel Sousa, vereador do PS, observou que “o Ministério da Saúde é o mesmo em todo o país e noutras zonas os centros de vacinação não encerraram”.
Reconhecendo que a afluência inesperada ao Centro de Saúde de pessoas sem marcação para serem vacinadas contribuiu para o “caos” que se verificou em algumas ocasiões, Manuel Sousa apelou ao empenho do presidente da Câmara de Aveiro na rápida resolução do problema.
LUSA/HN
0 Comments