Obra de 650 mil euros garante saneamento a mais de 500 pessoas em Caminha

7 de Fevereiro 2022

Mais de 550 pessoas de sete freguesias de Caminha vão passar a ser servidas pela rede de saneamento básico, após a ampliação de quase 650 mil euros a realizar pela empresa Águas do Alto Minho (AdAM), informou esta segunda-feira a Câmara local.

Em comunicado hoje enviado às redações, aquela autarquia do distrito de Viana do Castelo explicou que a expansão da rede de esgotos vai beneficiar as freguesias de Seixas, Venade e Azevedo, Caminha e Vilarelho, Vile e Vila Praia de Âncora.

A intervenção abrangerá “4,1 quilómetros de conduta, servindo 158 alojamentos e 552 pessoas”.

O “financiamento, exclusivamente dirigido a entidades gestoras agregadas em regime de parceria entre o Estado e as autarquias locais, foi conseguido através da AdAM e do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, COMPETE 2020”.

“Este investimento permite-nos prosseguir com a política de sustentabilidade e proteção do meio ambiente e recursos naturais, que o município tem colocado como prioridade”, destacou o presidente da Câmara de Caminha, Miguel Alves, citado na nota da autarquia.

O autarca socialista adiantou “estar a cumprir com um compromisso eleitoral que assumiu há pouco mais de quatro meses”, aquando da campanha eleitoral para as autárquicas de setembro de 2021.

“O desafio que temos em mãos é o de levar a rede de saneamento a 90% dos alojamentos do concelho e esta empreitada contribui para que possamos ir consolidando o nosso objetivo”, sublinhou.

O investimento global é de 645.952 euros, sendo que o financiamento, aprovado na última semana, é de 484.000 euros.

O investimento contempla ainda a beneficiação de quatro estações elevatórias.

O “aviso que sustentou a candidatura está inserido no Eixo VII–REACT-EU do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020)”.

Trata-se de “um instrumento de reforço da política de coesão criado pela Comissão Europeia e que visa promover a recuperação da crise e das respetivas consequências sociais, fruto da pandemia covid-19, bem como a preparação da recuperação ecológica, digital e resiliente da economia”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Portugal tem101 médicos especializados em cuidados a idosos

Portugal conta com 101 médicos geriatras especializados em cuidados a idosos, segundo a Ordem dos Médicos, uma especialidade médica criada no país há dez anos mas cada vez com maior procura devido ao envelhecimento da população.

Mudanças de comportamento nos idosos podem indiciar patologias

Mudanças de comportamento em idosos, como isolar-se ou não querer comer, são sinais a que as famílias devem estar atentas porque podem indiciar patologias cujo desenvolvimento pode ser contrariado, alertam médicos geriatras.

MAIS LIDAS

Share This