UCLA aceita pagar 246 milhões de dólares após acusações contra ginecologista

9 de Fevereiro 2022

A Universidade da Califórnia aceitou na terça-feira pagar 246,3 milhões de dólares (cerca de 215 milhões de euros) perante as acusações de centenas de mulheres que foram abusadas sexualmente por um antigo ginecologista da UCLA.

O acordo, alcançado com a ajuda de um mediador privado, foi ontem anunciado pelos advogados e pela UCLA (Universidade da Califórnia em Los Angeles).

Em causa estão mais de 200 mulheres que dizem ter sido abusadas sexualmente pelo ex-ginecologista James Heaps, ao longo de uma carreira de 35 anos.

De acordo com o processo, citado pela agência Associated Press (AP), a universidade ignorou as reclamações e decidiu esconder os abusos.

“A conduta alegadamente seguida por Heaps é repreensível e contrária aos valores da universidade”, defendeu, em comunicado, a UCLA.

No ano passado, James Heaps já tinha sido alvo de 21 acusações de crimes sexuais, envolvendo sete mulheres.

A UCLA começou a investigar Heaps em 2017, um ano antes deste se ter reformado, após a universidade ter recusado renovar o seu contrato.

Um dos advogados das queixosas John C. Manly disse que a universidade optou por resolver a questão sem “infligir mais danos desnecessários”, modelo que defendeu que deve ser seguido por outras universidades na mesma situação.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Confiança: o pilar da gestão de crises na Noruega

A confiança foi essencial na gestão da pandemia pela Noruega, segundo o professor Øyvind Ihlen. Estratégias como transparência, comunicação bidirecional e apelo à responsabilidade coletiva podem ser aplicadas em crises futuras, mas enfrentam desafios como polarização política e ceticismo.

Cortes de Ajuda Externa Aumentam Risco de Surto de Mpox em África

O corte drástico na ajuda externa ameaça provocar um surto massivo de mpox em África e além-fronteiras. Com sistemas de testagem fragilizados, menos de 25% dos casos suspeitos são confirmados, expondo milhões ao risco enquanto especialistas alertam para a necessidade urgente de políticas nacionais robustas.

Audição e Visão Saudáveis: Chave para o Envelhecimento Cognitivo

Um estudo da Universidade de Örebro revela que boa audição e visão podem melhorar as funções cognitivas em idosos, promovendo independência e qualidade de vida. Intervenções como aparelhos auditivos e cirurgias oculares podem retardar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.

Défice de Vitamina K Ligado a Declínio Cognitivo

Um estudo da Universidade Tufts revela que a deficiência de vitamina K pode intensificar a inflamação cerebral e reduzir a neurogénese no hipocampo, contribuindo para o declínio cognitivo com o envelhecimento. A investigação reforça a importância de uma dieta rica em vegetais verdes.

Regresso de cirurgiões garante estabilidade no hospital Fernando Fonseca

O Serviço de Cirurgia Geral do Hospital Fernando Fonseca entra num novo ciclo de estabilidade com o regresso de quatro cirurgiões experientes, incluindo o antigo diretor. A medida, apoiada pelo Ministério da Saúde, visa responder às necessidades de 600 mil utentes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights