“Esta requalificação vai mudar para muito melhor os contextos de habitabilidade, de conforto dos doentes e aperfeiçoar também as condições de trabalho dos colaboradores”, salientou o diretor da instituição, Eduardo Lemos, na cerimónia de celebração dos 100 anos de presença do Instituto S. João de Deus na ilha da Madeira.
As unidades de internamento requalificadas – S. João de Deus e Coragem – respondem a situações de longo internamento e a doenças como défice cognitivo, esquizofrenia e psicogeriatria.
A unidade S. João de Deus, com 28 camas, e a Unidade Coragem, com 20 camas, contam agora com quartos, enfermarias, gabinetes, salas de atividade, refeitórios e um conjunto de outras “estruturas bem requalificadas”, destacou Eduardo Lemos.
O diretor da Casa de Saúde referiu que a obra representou um investimento de 1,5 milhões de euros, dos quais 1,2 milhões através de empréstimo bancário e a restante verba proveniente de capitais próprios.
O responsável elencou também alguns projetos que estão a ser planeados, nomeadamente um programa assistencial e cuidados continuados em saúde mental, alargar o âmbito da intervenção na área das demências, robustecer o trabalho da comunidade e implementar um projeto de eficiência energética.
Presente na cerimónia, o presidente do Governo Regional da Madeira (PSD/CDS-PP/PPM), Miguel Albuquerque, realçou que esta casa de saúde é “decisiva e fundamental” na resposta a um conjunto de desafios, como o consumo “de um novo tipo de drogas sintéticas que proliferam e que têm criado problemas sociais e de saúde pública muito graves” e o alcoolismo.
“São desafios que nós temos de acompanhar e trabalhar em conjunto. E, nesse sentido, estamos preparados para assumir responsabilidades de tratamento de prevenção e integração social dessas pessoas”, afirmou o chefe do executivo insular.
Miguel Albuquerque garantiu ainda que o Governo da Madeira vai continuar a alocar recursos e a estabelecer parcerias com a Casa de Saúde S. João de Deus.
A Casa de Saúde S. João de Deus, com uma capacidade de 328 camas, cuida de mais de 900 utentes por ano, de acordo com a informação disponibilizada na cerimónia.
Em 17 de fevereiro de 1922, 12 irmãos chegaram à Madeira com a missão de assistir a população madeirense na área da saúde mental. Este estabelecimento dedicado às áreas da psiquiatria, saúde mental e reabilitação psicossocial foi inaugurado oficialmente em agosto de 1924.
A Casa de Saúde S. João de Deus do Funchal assiste todas as pessoas do sexo masculino que estejam na Região Autónoma da Madeira e dá também resposta a utentes do sexo feminino no Centro de Recuperação de Alcoologia S. Ricardo Pampuri e na Unidade de Cuidados Integrados Gerais.
LUSA/HN
0 Comments